Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

Fecomércio estima prejuízo de R$ 8 milhões com a greve dos rodoviários na GV

Transcol-2_jpgA greve dos rodoviários, tem inicio oficialmente marcado para a próxima segunda-feira (3), pode causar um prejuízo de R$ 8 milhões por dia para a economia capixaba.

Essa é a estimativa da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio – ES), considerando o PIB diário do comércio e serviços dos municípios da Grande Vitória e o percentual de queda no fluxo

Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana podem ter queda entre 30% e 40% no movimento das lojas por conta da paralisação da circulação dos ônibus, variando de acordo com a localização do comércio.

Leia Também: Assim como em 2017, comerciantes querem que Justiça impeça greve antes do Natal

Segundo a Fecomércio, os prejuízos causados ao comércio e aos serviços podem ser ainda maiores, pois envolvem outras variáveis que somam no cálculo final. Além da queda nas vendas, o comércio de bens e serviços será prejudicado com os atrasos ou até mesmo com a falta de funcionários que dependem desse transporte. Nesse caso, o trabalho e o atendimento ficam deficientes.

Para os que optarem por buscar os funcionários em casa, o custo será ainda maior. A federação afirma que a greve certamente irá impactar o resultado do mês de dezembro, um dos períodos mais importantes para as vendas com a chegada do Natal e Ano Novo. Segundo a Fecomércio, em média, todos são atingidos pela queda no fluxo de pessoas quando há uma greve como essa.

O presidente do Sindirodoviários, José Carlos Cardoso, afirmou que a greve está confirmada, mas ainda não há previsão de forma de funcionamento dos coletivos. Houve especulações de funcionamento de 30% da frota, ou paralisação completa, e até funcionamento normal com “roleta liberada”, mas Cardoso afirma que essas decisões só serão tomadas em assembleia com os associados às 10h do próximo domingo (2), na Praça do Papa.

“Nós publicamos o edital como exige a lei, está tudo lá mas, qualquer decisão de detalhes será tomada na assembleia de domingo”, ressalta o presidente, que diz também ainda não ter sido procurado para possível reunião de acordo para reajuste.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas