Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Febre Amarela: Sobe para quatro o número de mortes confirmadas no ES

Redação Multimídia ESHOJE com Larissa Barcelos

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2017/01/18/70x70/1_febre_amarela_fio_cruz-214010.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'587fccbdb0144', 'cd_midia':214010, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2017/01/18/febre_amarela_fio_cruz-214010.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Fio Cruz/divulgação', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '233', 'align': 'Left'}Quatro mortes por febre amarela no Espírito Santo foram confirmadas na tarde desta sexta-feira (03) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Outras oito mortes estão sob investigação, aguardando resultados laboratoriais.
De acordo com a Sesa, 76 notificações de suspeita da doença foram recebidas, mas duas foram descartadas. Do total de 74 casos restantes, 14 foram confirmadas, sendo que quatro dos casos notificados evoluíram para o óbito do paciente. Três dos óbitos confirmados pela doença eram moradores de Ibatiba, na Região do Caparaó Capixaba, e um era de Pancas, na Região Noroeste do Estado. Outros 60 casos suspeitos de febre amarela ainda estão sob investigação.
A Sesa informou que nesta sexta-feira chegaram ao Estado mais 300 mil doses da vacina. Elas serão distribuídas aos 60 municípios que realizam a vacinação cautelar na segunda-feira (6). Um novo carregamento, com 500 mil novas doses, será enviado pelo Ministério da Saúde na próxima terça (7).
“Daqui para frente vamos ter uma quantidade maior de vacinas. A ideia é fazer que a gente tenha um abastecimento maior nos postos. Por enquanto não vamos pedir mais doses, vamos fazer uma avaliação e se tiver demanda iremos fazer um novo pedido. Enquanto tiver demanda vai ter vacinação. Nos lugares que estão sobrando doses de vacinas, vamos realoca-las nos outros locais que ainda estão com demandas”, aponta o secretário de saúde Ricardo de Oliveira.
O secretário faz um apelo a população. “É preciso que as pessoas doem sangue. Estamos com um estoque baixo. Então quem já passou dos 30 dias que foi vacinado, já podem está doando novamente”, afirma.
Um grupo de 55 militares do Corpo de Bombeiros foi treinado nesta quinta (02) para auxiliar na vacinação cautelar. Os militares são todos da área de saúde. Eles vão oferecer suporte na triagem da população, registro dos cartões de vacina, organização de filas e transporte das vacinas.
Segundo o Coronel Marcelo Disep, os bombeiros irão ser alocados nas 60 cidades consideradas com área de risco. Eles serão realocados de acordo com as demandas dos locais. “Eles vão estar lá para apoiar a Secretária de Saúde. Eles podem fazer a vacinação, ajudar na triagem. Vão ficar nas áreas com prioridade”, aponta.
O resultado da análise de um macaco encontrado morto na Ilha do Frade, em Vitória, retornou negativo para febre amarela. Até o momento foram confirmadas as mortes dos primatas pela doença em Pancas, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Castelo Iúna, Venda Nova, Itarana, Irupi, Colatina, Santa Teresa e Laranja da Terra.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas