Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Farmácia Cidadã de Vitória tem novo endereço, na Praia do Suá

farmacia cidadaFoi inaugurada na manhã desta quinta-feira (05), as novas instalações da Farmácia Cidadã Estadual em Vitória. A unidade, que funcionava na Avenida Princesa Isabel, no Centro, foi transferida para a Avenida César Hilal, nº 1.418, bairro Praia do Suá.

Os atendimentos na unidade já estão sendo feitos com hora marcada. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, destacou que esta mudança visa oferecer mais conforto para os usuários e também para os profissionais que atuam no local, melhorando a qualidade e humanizando o atendimento.

Além da melhoria na estrutura física – com aumento de área de 220 para 790 m² -, aumentou o número de farmacêuticos que realizam atendimentos nos guichês. Antes eram cinco e agora são sete profissionais. Mais quatro servidores também foram contratados para auxiliar no estoque e no atendimento ao usuário.

Para o usuário da Farmácia, José Gilson, que mora em Jardim Camburi, a mudança ajudou a melhorar o atendimento. “Essa estrutura é o que o povo está merecendo. Melhorou muito. Inclusive estou sentindo até a temperatura que amenizou bastante. Naquele prédio lá no Centro não era assim. Não tem nem como comparar uma com a outra. A diferença é muita”, disse.

A Farmácia Cidadã Estadual em Vitória realiza uma média de 350 atendimentos por dia, e, com a nova unidade, o número pode aumentar. Com a mudança, usuários e profissionais terão um ambiente mais confortável.

O novo espaço conta com aparelhos de ar-condicionado, um banheiro masculino, um banheiro feminino e um adaptado para cadeirantes. Na antiga farmácia havia apenas um banheiro.

Atendimentos

No ano de 2007, 245 mil pessoas eram atendidas pela Farmácia Cidadã Estadual, serviço que oferta medicamentos de alto custo gratuitamente para a população capixaba. Em 2017, o número de atendimentos subiu para 829 mil pessoas.

De 2007 até 2017, o volume de recursos aplicados na Farmácia Cidadã Estadual saiu de R$ 70 milhões para R$ 130 milhões, o que representa um aumento de 85,7% em dez anos. Neste mesmo período, a rede de atendimento da Farmácia Cidadã Estadual foi ampliada de 5 para 10 unidades e aumentou a oferta de medicamentos de 133 para 339.

A expectativa é de que haja novamente um aumento na demanda, em torno de 10%, para 2018.

Acesso

No Espírito Santo, quem precisa fazer tratamento com medicamentos de alto custo pode ter acesso aos remédios por meio das unidades da Farmácia Cidadã Estadual.

Atualmente, o serviço oferece 339 tipos de medicamentos de alto custo no elenco padronizado usados no tratamento de doenças crônicas de tratamento prolongado, como Mal de Alzheimer, doença de Parkinson, esquizofrenia, artrite reumatoide, hipertensão pulmonar, hepatites B e C, entre outras, fórmulas nutricionais e insumos para tratamento de doenças graves.

A entrega dos medicamentos é feita exclusivamente por farmacêuticos e os pacientes saem das farmácias com as informações que precisam para usar as medicações corretamente. No retorno, são questionados sobre possíveis efeitos colaterais e sobre o quadro geral de saúde. É uma mão de obra qualificada, que está em contato direto com o cidadão para orientá-lo. Esses profissionais passam por capacitações mensais e seguem protocolos rígidos.

Como ter acesso

Caso necessite de algum medicamento de alto custo, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual localizada em seu município ou aquela que for referência para o seu local de residência. O paciente deve apresentar exames e documentos fornecidos pelo médico, e a farmácia abrirá um processo para avaliar a solicitação.

Quando a avaliação é concluída, a Farmácia Cidadã envia uma mensagem (torpedo) para o telefone celular do paciente ou do responsável informando se a solicitação foi aprovada ou não, e dizendo da necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar o atendimento nos casos aprovados.

Onde tem

As unidades da Farmácia Cidadã Estadual estão localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Bom dia,, venho questionar o descaso nos passão números de contatos, porém os mesmos nunca dão linha só ocupados ( 3636-8417 ou 3636-8418 ). Vc liga para saber se o medicamento chegou e não tém como saber. No site, Farmaciacidada se o medicamento estiver na lista é porque não tém, aí vc pesquisa o medicamento não esta na lista, aí vc chega lá a recepcionista te informa que chegou mas acabou no mesmo dia, obs: fui uns 02 dias que tinha pesquisado e pesquisei no dia, porém chegando lá nada,. Poxa cheio de dores com dificuldades para se locomover e chega lá nada.

  2. Contato por telefone é impossível. Sem condições. Preciso reagendar para pegar medicação do meu filho, processo n°18341. Por favor, entra em contato. Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas