Dólar Em baixa
5,185
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,185

Fapes anuncia 140 vagas para mestrado e doutorado no ES

 Foto: Fapes
Foto: Fapes

Por: Ygor Cássio (redaçã[email protected])

Estudantes do Espírito Santo, matriculados em curso de pós graduação ligado a área de ciência ou tecnologia, podem concorrer a bolsas, gratuitas, de mestrado ou doutorado. São 140 vagas disponibilizadas pela Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado (Fapes). Dessas vagas, 100 são para mestrado e 40 para doutorado. As inscrições encerram no próximo dia 28.

Os programas que podem participar do processo seletivo para pleitear as bolsas são todos aqueles ligados as instituições que possuem as opções de pós graduação Stricto Sensu e sem fins lucrativos. Os interessados devem procurar a secretaria dos respectivos programas. Neste momento, estão aptas a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Fucape, Universidade de Vila Velha (UVV), Emescan e Faculdade Vale do Cricaré (FVC).

Os editais das bolsas já estão disponíveis nos site da Fapes e as inscrições seguem até dia 28 de setembro. Para concorrer a vaga, o candidato deve estar matriculado em mestrado ou doutorado, não ter realizado outro curso de pós-graduação do tipo e não ser beneficiário de outra bolsa, exceto a bolsa de tutor da Universidade Aberta do Brasil. Os interessados devem procurar as respectivas coordenações dos Programas de Pós-Graduação (PPG’s) para mais informações.

De acordo a gerente de Formação e Capacitação Técnico-Cientifica, Letícia Sartorato Zanchetta, a bolsa ajuda o estudante, já que durante o curso é difícil conciliar estudo e trabalho.  Ela explicou que as bolsas serão implementadas a partir de 1º de novembro e vão até agosto do ano que vem. Isso para que o valor chegue ao aluno em setembro de 2018. “As bolsas de mestrado poderão durar por até 24 meses e as doutorado por até 48 meses”, disse Letícia.

“Essa concessão faz parte da nossa estratégia de melhoria da ciência e tecnologia no estado. Isso ajuda a manter os alunos no programa de pós-graduação, evita que esses alunos saiam do Estado para continuar a formação, fortalece os programas e reflete na melhoria da nossa capacidade de produzir ciência”, reforçou o diretor Técnico-Cientifico e de Inovação da Fapes, Rodrigo Ribeiro Rodrigues.

De acordo com Zanchetta, serão investidos R$ 4.224 milhões em bolsas de doutorado e R$ 3.600 milhões para o mestrado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas