Dólar Em baixa
5,215
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,215

Famílias no entorno do Rio Pequeno, em Linhares, têm quatro dias para deixar as casas

barragemUm total de 56 famílias tem até a próxima sexta-feira (21) para deixar o entorno da barragem Rio Pequeno, em Linhares, devido a alta vazão da lagoa Juparanã, abastecida por ele.

Leia também: Audiência pública vai discutir os efeitos de Barragem Rio Pequeno, em Linhares

Será necessário abrir o canal na Juparanã novamente para reduzir a vazão, porque o nível teria subido muito nos últimos meses. A previsão é que as obras comecem no sábado (22) e a vazão fique em 100 mil litros por segundo.

Por essa razão, as famílias terão que deixar o local até o dia 21. A previsão é que as obras durem até março de 2019. Até lá, a informação é de que a Fundação Renova, responsável pelas obras, prestará auxílio de aluguel social aos afetados.

A barragem do Rio Pequeno foi construída de forma emergencial pela Samarco, para evitar que os rejeitos da lama que causou a tragédia em Mariana, no ano de 2015 , afetassem a lagoa Juparanã.

Nota da Fundação Renova:

“A Fundação Renova informa que as obras de rebaixamento do canal para aumentar a vazão da água acumulada da lagoa Juparanã para o rio Pequeno devem ser concluídas esta semana. A expectativa é que, com essa medida, a vazão alcance 100 m³ por segundo e o nível da Juparanã fique entre 6,5m a 7,5m quando começar o novo período chuvoso. A abertura do canal se dará de forma segura e gradativa. Ainda estão sendo realizadas obras para reforçar as proteções das encostas e da ponte que cruza o rio Pequeno para segurança dessas estruturas. O barramento também está sendo reforçado e foi implantado um sistema de monitoramento  do nível do rio Doce, da lagoa Juparanã e do rio Pequeno. Como medida de prevenção, em parceria com a Defesa Civil de Linhares, está em andamento a realocação das famílias que moram à margem do rio Pequeno”. 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas