Dólar Em alta
5,031
19 de março de 2024
terça-feira, 19 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,031

Famílias de Vitória estão mais dispostas a consumir

comercio-57020

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), no mês de setembro, apontou que as famílias de Vitória estão, gradativamente, recuperando a disposição em consumir. O levantamento registrou alta de 8,5% em relação a agosto, chegando aos 43 pontos de um índice que vai de 0 a 200, em que 0 representa insatisfação total e 200, satisfação total. Apesar do crescimento, que segue desde o mês anterior, a marca continua baixa e ainda está no patamar de insatisfação. Na comparação com setembro de 2016, o indicador apresentou baixa de 24,5%.

José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio, acredita que a permanência no patamar de insatisfação se deve à falta de empregos. “As famílias capixabas estão voltando a consumir, mas, devido ao desemprego, esse processo acontece de forma gradativa. Entretanto, já é possível perceber uma melhora que permanece desde agosto”, disse.

Emprego e consumo

Dos sete componentes presentes no índice, seis apresentaram variações positivas em setembro em relação a agosto. Entre os melhores resultados destaca-se Nível de Consumo Atual, com alta de 41%, seguido de Perspectiva de Consumo, que registrou crescimento de 39,9%. Neste último tópico, as famílias analisam se será possível ter um consumo maior ou menor no mês seguinte. Já o Emprego Atual, assim como no mês anterior, apresentou baixa em relação à última pesquisa, com retração de 0,7%. Apesar da queda, continua sendo o componente com a melhor avaliação entre os pesquisados, com 97,8 pontos.

Para Maria José Main Lucas, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Colatina, apesar de ainda não ser possível falar em recuperação, as expectativas para o final do ano são boas. “Nós acreditamos que a partir de agora as coisas vão melhorar e a população vai voltar a consumir. Já é possível perceber um resultado melhor em relação ao ano passado”, falou.

Já as perspectivas profissionais cresceu 3,5% em comparação a agosto, mas permanece como o componente com o mais baixo valor em pontos (13,8 pontos). Esse indicador mostra a avaliação sobre expectativa de melhoria profissional nos próximos meses. Em relação ao mesmo mês do ano passado apresentou recuo de -71,4%.

Renda e crédito

A avaliação da Renda Atual cresceu 4,7% em relação ao mês anterior chegando a 52,8 pontos. As compras a prazo, na qual avaliam sobre o acesso ao crédito em relação ao ano passado, também cresceram na ordem de 10,7%e chegando a 60 pontos. A avaliação para compra de duráveis, itens mais dependentes de crédito, também teve variação positiva, 8,6%.

Brasil

Os dados da ICF no Brasil para o mês de setembro registraram queda de 0,7%, marcando 76,8 pontos em relação a agosto. Se comparado a setembro de 2016, houve alta de 6,4%.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas