Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,204

Faculdade realiza palestra educativa gratuita para crianças acima do peso

O Grupo de Incentivo ao Peso Saudável Infantil (Gipsi) realiza neste sábado (27) uma palestra para orientar crianças acima do peso e seus familiares sobre obesidade infantil, na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), a partir das 8 horas.

O encontro acontece em duas salas. Uma destinada a pais e adolescentes, que participam de palestra, e outra voltada para a realização de atividades lúdicas sobre obesidade infantil para crianças, facilitando, assim, o entendimento sobre o assunto. A coordenadora do projeto e nutricionista, Patrícia Casagrande, explica que o objetivo do evento é fornecer informações de caráter educativo sobre a doença e suas formas de prevenção e tratamento, além de proporcionar a troca de experiências entre as famílias.

Ela também destaca que o Gipsi é um projeto de extensão da Emescam, em parceria com o serviço de pediatria do Hospital Santa Casa, e realiza atendimentos gratuitos às segundas e sextas-feiras, das 13h às 17 horas, no ambulatório de pediatria do Hospital, após agendamento prévio. “Inscrições para participar do projeto podem ser realizadas no encontro. Nossa proposta é oferecer soluções em saúde por meio de atitudes de caráter preventivo e assistencial, contribuindo para a melhora da qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias”, reforça.

Gipsi

O Gipsi está ativo há nove anos e atende atualmente uma média de 200 crianças e adolescentes em tratamento de obesidade no Hospital Santa Casa, orientando e tratando os casos de sobrepeso infantil, além de envolver a família do paciente no processo. Oferece tratamento multidisciplinar no combate à doença, com médico endocrinologista, pediatra, psicólogo, nutricionista e assistente social, além de promover palestras educativas na Emescam para orientar pacientes e familiares no tratamento da obesidade infantil.

O projeto foi criado em 2004, a partir da constatação de que a demanda de atendimento no ambulatório da Santa Casa era, em sua maioria, de crianças e adolescentes com transtornos de peso (obesidade e sobrepeso). “Consciente de que tais problemas são multifatoriais e que não dependem apenas do atendimento médico, e, sim, de uma equipe multidisciplinar, a endocrinologista pediátrica e professora da Emescam, Christina Cruz Hegner, decidiu instituir um programa com palestras educativas e preventivas mensais”, explica Patrícia.

Inicialmente, o projeto contava com a colaboração voluntária de alunos de Medicina, nutricionistas e psicólogas, que ministravam aulas para pais e crianças. Com o reconhecimento do trabalho e a observação de que as ações estavam melhorando a qualidade de vida das crianças e famílias participantes, a Santa Casa e a Emescam apoiaram e investiram na ideia e, hoje, a equipe do Gipsi é definitiva, com profissionais contratados.

O projeto realiza reuniões bimensais, sempre no último sábado do mês, e possui programação anual.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas