Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Fachin nega pedido de Lula para suspender ação em Curitiba

por Paulo Cesar Dutra

O ministro Edson Fachin, do STF, julgou improcedente a RCL 27229, por meio da qual a defesa do ex-presidente Lula alegava cerceamento do direito de defesa e pedia a suspensão de ação penal contra ele na 13ª vara Federal de Curitiba até que lhe fosse concedido acesso a informações sobre eventual acordo de colaboração premiada que estaria em negociação entre o MPF e outros corréus no processo. Segundo o ministro, não houve cerceamento de defesa, pois não há notícia de formalização de acordo de colaboração.

A reclamação questionava a decisão do juízo da 13ª vara Federal de Curitiba, que rejeitou à defesa do ex-presidente o acesso a informações sobre acordo de colaboração premiada dos corréus Léo Pinheiro e Agenor Franklin Magalhães Medeiros com o MPF, alegando ofensa à súmula vinculante 14 do STF, que assegura ao investigado o acesso a elementos de prova já documentados em procedimento investigatório e que digam respeito ao exercício do direito de defesa. Em junho, o ministro Fachin já havia indeferido pedido de liminar por considerar que não havia iminência de prolação de decisão definitiva, o que poderia, em tese, causar prejuízo ao ex-presidente.

Ao examinar o mérito, o ministro destacou que as informações prestadas pelo MPF asseguram que, no caso dos autos, não foi formalizado acordo de colaboração premiada com os corréus, tendo havido apenas tratativas inconclusas. Quanto à alegação da defesa de que não se pode admitir “delator informal, sem o compromisso de dizer a verdade”, ele ponderou que, na hipótese de não celebração de acordo, as declarações prestadas em juízo por corréu podem ser objeto de contraditório durante a fase instrutória da ação penal.

Observou, ainda, que a SV 14 assegura o acesso apenas às provas produzidas e formalmente incorporadas ao procedimento investigatório, excluindo, em consequência, as informações e providências investigatórias ainda em curso de execução que ainda não estejam documentadas no inquérito ou processo judicial.

Fachin ressalta que a jurisprudência do Tribunal considera que, em investigação criminal, a autoridade policial pode conduzir diligências em sigilo, se considerar que seu conhecimento prévio pelo advogado pode comprometer o resultado final da investigação.

Sandro Locutor é federal
O deputado estadual Sandro Locutor (Pros) que já anunciou que é pré-candidato a deputado federal em 2018, encaminhou ao governo do Estado indicação legislativa para pedir a instalação de câmeras de videomonitamento no município de Barra de São Francisco, região noroeste do estado.  A iniciativa se deve ao crescente número de roubos e furtos que vêm ocorrendo no município. De acordo com dados fornecidos pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (PM) de Barra de São Francisco, o número de ocorrências saltou de 183 para 280 apenas no último ano. Locutor está aparecendo nos 78 municípios, em busca de votos para 2018.

Ponte em São Mateus
O município de São Mateus recebeu hoje,  sexta-feira (22), em solenidade, a assinatura de ordem de serviço para instalação de vigas de pontes em estradas rurais.  O evento foi realizado na Ecorm Córrego Seco – Comunidade do Córrego Seco, em São Mateus. A ponte que receberá a instalação é a Taquaruçu, que fica sobre o Rio Cricaré.  O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, que pode ser candidato a um cargo no legislativo, estadual ou federal. El tem as bênçãos do Palácio Anchieta.

Açai no lugar de água
O prefeito de São Mateus, Daniel do Açai (PSDB) que quase perde o cargo, por causa de umas garrafas de água mineral, não perdeu a majestade. Quem disse que foi definitiva a cassação do mandato dele enganou-se redondamente. Foi devolvido ao poder municipal pela Justiça. Os quilombolas vão morrer de sede agora! Vou ter que engolir Açai.

Boas Festas
A Coluna Bastidores agradece e retribui os carinhosos votos de boas-festas recebidos de leitores, amigos e colaboradores.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas