Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,243

Extra: diário de uma porta bandeira

marina pbOlá! Que tal ler hoje sobre o dia de uma porta bandeira? Falei que escreveria um extra do “Diário de uma porta bandeira”. Comecei a escrever as coisas que aconteciam comigo como forma de registro do processo de mudança que transformou uma compositora de 35 anos em 1ª porta bandeira da escola de samba Andaraí. Mudanças físicas, comportamentais, alimentares, especialmente de rotina. Mas hoje foi um dia comum ou nem tanto. Então pega a pipoca que vai começar o “filme”.

Acordei cansada de sexta-feira (minha irmã mais nova Juana cantou com Silva e eu não pude perder!) e hoje já é domingo. Depois de um café com crepioca, coloquei logo a roupa e desci para a academia. Na verdade não foi tudo tão rápido assim. Mas você poderia se cansar de ouvir essa rotina louca e bem parecida com a sua. Então a parte do “escovei os dentes”, “dei bom dia para minha mãe”,… Eu pulei. O objetivo na academia era só para fazer uma esteira e voltar para casa, jogo rápido.

Espelho
O que eu não esperava era encontrar a minha professora Gessya Santana lá. Na verdade ela sempre está lá, ou dando aulas ou cuidando do treino dela. É preparadora física e das bem disciplinadas. É ótimo ter uma pessoa tão próxima dedicada e tão perto de casa. Um verdadeiro incentivo para mim, que pisei na Academia Power por incentivo de Gessya. Tenho muitas referencias nas quais posso me espelhar e ela, com certeza, me ensina a cada dia a amar mais e mais o pavilhão.

A escalada
Confesso que não malhei nada na academia hoje. Mas pelo menos dei uma caminhada que ajudou a suar. Ponto que me levou diretamente ao tanque de roupa suja. Alguns dias sem lavar minhas roupas e quase foi preciso escalar uma montanha de meias, macaquinhos de treino, toalhinhas de academia… Como escalada não é meu forte, fui malhar braço esfregando tudo para que durante a semana eu tenha o que vestir. Sorte é que como está muito sol, em menos de uma hora tudo fica sequinho.

sapato de pbSapato
Foi aí que voltei meu pensamento para o terror de cada dia. Colar a sola do meu sapato. Como todo mês, ontem precisei fazer a visita ao sapateiro, mas estava fechado! Terror multiplicado por mil! A solução foi achar uma cola e agora é rezar para a sola não sair amanhã enquanto eu estiver dançando no ensaio técnico. Quem está de fora não faz ideia do quanto de sapato uma pessoa que dança gasta!

Dieta pelo ralo
O sino tocou para avisar que era hora do almoço. Risoto de camarão, pirão, e moqueca de camarão… E a dieta fica como? Meu amigo Binica falou uma vez que era impossível fazer dieta na minha casa. Minha mãe cozinha muito bem e grande parte dos produtos que chegam vem de Castelo ou Venda Nova, lugares onde meu pai trabalha. Cidades que abastecem a nossa casa de gostosuras como torresmo prensado, lombinho defumado, pé-de-moleque de macadâmia… Mandei a dieta se esconder debaixo da mesa. Comi duas vezes pirão e camarão. Confesso que não sou fã de risoto. Mas com a farinha, cometi meu pecado da gula.

Ser filha
Corri para outra mesa após o almoço. Eu precisava terminar de confeccionar os adereços de cabeça para a Ala da Velha Guarda da qual a minha mãe é Presidente. Cola, pena, tesoura… faltou chaton! Não deu para terminar tudo hoje, entretanto adiantei bastante o serviço. Não basta sem filha, tem que participar! Fico pensando como estão os trabalhos em ateliês como o de Flávio Raflaski e seus destaques de luxo. Fico sempre impressionada com a qualidade das fantasias que são criadas.

Blogueira
O dia não acaba tão cedo e preciso reunir o material para escrever o Blog Abre Alas e a coluna de nosso jornal. Sentar no computador e escrever é um prazer imensurável. Mas é preciso colher informações direto da fonte. Por isso, que a previsão é visitar à noite as quadras da Piedade e da Novo império para ver de perto o que está acontecendo nos ensaios. O diário de hoje fica por aqui, afinal, não consigo prever que horas os ensaios irão acabar. No próximo post teremos fotos das primeiras escolas de samba que passarão pelo Sambão do Povo no ensaio técnico.

Marina Zanchetta
Marina Zanchetta
Marina Zanchetta é pedagoga, poetisa e compositora de samba enredo. Amante do carnaval, participou como foliã, integrante de harmonia, ala coreografada, ala de baianas, além de voluntária em barracão de fantasias e carros alegóricos. Atualmente é Mestre de Cerimônia de casais de mestre-sala e porta-bandeira.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Marina parabéns por sua dedicação e alegria sempre estampada ! O carnaval é a festa maior e não interessa que escola você representará, pois o que importa é esse seu jeito especial de ser… Minhas palmas são pra vc

  2. Ótima idéia, parabens! Vc combina com carnaval e o carnaval com vc. Tens uma energia contagiante ,luz propria. Vai brilhar na avenida. Porta bandeira nota 10!

  3. Na sua descrição você esqueceu de algo muito importante, além de toda sua história no samba é uma mulher de um coração incrível, e super dedicada. Parabéns seu blog está top.

    • Obrigada! E por falar em primo até você participou dessa rotina de porta bandeira, e em pleno carnaval. Para os que não sabem, André é personal em Castelo e durante o feriado de natal manteve meu treino em dia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas