mar vermelho2
Foto: Vinicius Otsuki

A artista plástica Martha Versiani inaugurou na segunda-feira (3) a Instalação Atravessando o Mar Vermelho, na 2ª Semana Cultural do Atelier Arte!, na Praia do Canto.

A obra tem 44 metros lineares, foi criada a partir da temática da exposição Caminhos” e possibilita sensações impactantes aos visitantes por meio de conteúdo histórico, complementado com o uso de recursos multimídia e fala sobre a condição da mulher na sociedade.

Martha revela que trabalhou a instalação numa maximização dos cinco sentidos, lançando mão de várias linguagens e símbolos. A obra é composta de três estações por onde o expectador é convidado à percorrer uma réplica diminuta do caminho.

“Utilizo quatro cores principais, branco, preto, vermelho e o cinza frio, numa alusão direta à morte, escuridão, vida. Costumo pensar o feminino como um círculo, forma geométrica perfeita, um ciclo pulsante de vida e morte (enquanto geração e preservação da espécie) que se reinicia incessantemente e é o feminino o tema central da obra. No título – Atravessando o Mar Vermelho – faço uma aproximação entre ficção (antigo testamento – promessa de liberdade) e a situação real (tal como definida) do feminino da antiguidade até os dias atuais, e ficam as perguntas: será esse um tipo de jogo estabelecido pela sociedade patriarcal? Quanto de violência sistematizada está contida nessa espécie de jogo de cartas rubras, rotas e rabiscadas? O que é feito dos sonhos/desejos que o feminino carrega traçado nas finas folhas de seus cabelos? Para onde eles vão? Por que, ainda hoje, o feminino só se reconhece socialmente através do alhar masculino? Por que caminha o feminino entre silêncios e prisões?”, finaliza Martha.

Para tudo acontecer, Martha contou com a produção executiva de Hosana Barberá, montagem da equipe Tuca Sarmento e do engenheiro Lucas Selvatici, além do pessoal de apoio. A exposição vai até sábado (8), na área de convivência do edifício Praia Office, na Praia do Canto, em Vitória. Com realização e produção da artista plástica e professora de artes Maria das Graças Rangel, o evento tem entrada é franca e horário de funcionamento das 11h30 às 20 horas. A programação inclui, ainda, produção artística dos alunos do Atelier Arte!, com pinturas e gravuras de temáticas diversas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *