Dólar Em alta
5,283
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,283

Exoneração de Eugênio Ricas em cargo da PF é publicada no Diário Oficial

Eugenio RicasUma semana após o ministro Raul Jungmann assumir o Ministério Extraordinário da Segurança Pública e substituir o diretor-geral da Polícia Federal (PF), o governo federal fez novas mudanças na cúpula da corporação, trocando cinco dos seis diretores do órgão.

Dentre as exonerações publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira hoje (6) está a de Eugênio Coutinho Ricas, diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado. Antes de assumir tal posto, Ricas era Secretário e Controle de Transparência do Espírito Santo. Além dele, também foram exonerados, Sandro Avelar; de Administração e Logística Policial, Alfredo José de Souza Junqueira; de Inteligência Policial, Cláudio Ferreira Gomes; de Gestão Pessoal, Clyton Eustaquio Xavier e de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Eugênio Coutinho Ricas, foram assinadas pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

O destino de Ricas ainda está indefinido. Recentemente, o governador Paulo Hartung informou que teria convidado Ricas para retornar ao Estado, mas não esclareceu exatamente qual cargo poderia ocupar. Além disso, segundo a colunista Andreza Matais, do jornal Estadão, ele pode ser adido nos Estados Unidos.

Silvana Helena será a primeira mulher a ocupar a diretoria executiva do órgão, podendo vir a substituir o diretor-geral sempre que este precisar se ausentar ou estiver impedido de exercer suas atribuições. Além disso, no dia a dia, compete à diretoria-executiva dirigir, planejar, coordenar e avaliar as atividades de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, segurança privada, controle de produtos químicos, controle de armas, registro de estrangeiros, controle migratório e outras de polícia administrativa; prestar apoio operacional às atividades-fim da PF; organizar a segurança institucional de grandes eventos e a segurança de chefes de missões diplomáticas e de chefes de Estado, entre outras atividades.

Por ora, o único diretor nomeado durante a gestão do ex-diretor-geral Fernando Segovia, a permanecer no cargo é Amaury Alan Martins de Souza Junior, que está à frente da Diretoria Técnico Científica desde novembro de 2017 – quando Segovia foi nomeado diretor-geral e substituiu toda a cúpula do órgão.

Na semana passada, Segovia foi substituído por Rogério Galloro.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas