Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,132

Exercícios respiratórios ajudam a controlar a asma

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de asma. No Brasil, o Ministério da Saúde indica que o mal é responsável por cerca de 400 mil internações hospitalares e as crianças são as mais atingidas pela doença. Correr, brincar com os amigos na rua, pular corda, andar de bicicleta. Brincadeiras que fazem parte da infância, para algumas crianças, podem ficar comprometidas por conta da asma.

Segundo o pneumologista pediátrico Gerson Marino, a asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que provoca dificuldade para respirar. O problema, de acordo com dados do International Study of Asthma and Allergy in Children (ISAAC), acomete cerca de 20% das crianças e dos adolescentes brasileiros.

“A asma provoca a diminuição ou até mesmo o impedimento da passagem do ar para os pulmões. As crises acontecem com mais frequência em dias frios e secos, devido ao acúmulo de poeira e poluição intensa. E atinge principalmente as crianças, já que são mais sensíveis a estes agentes externos”, explica Marino. De acordo com dados do Datasus, a asma é a terceira causa de internações de crianças na rede pública de saúde do país.

Exercícios
Os exercícios respiratórios incluem o reforço do diafragma e dos músculos abdominais (por exemplo, fazer repetições da respiração na posição de deitado, com uma embalagem de quilograma de arroz sobre o abdômen) e exercícios que aumentem a mobilidade costal (por exemplo, fazer elevação de um bastão ou um cabo de vassoura improvisado com os braços, ao mesmo tempo que treina a inspiração e expiração – inspirar lentamente pelo nariz, levantando o bastão, e expirar lentamente pela boca, baixando o bastão, mantendo os cotovelos esticados).

São fatores que podem piorar muito a asma ou desencadear sintomas. Alguns gatilhos apenas pioram os sintomas, outros agravam também a inflamação dos brônquios. Os principais gatilhos da asma são: ácaros, fungos, pólens, animais de estimação, fezes de barata, infecções virais, fumaça de cigarro, poluição ambiental, exposição ao ar frio e exercício físico que exige mais esforço.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas