Dólar Em baixa
5,146
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,146

Exemplo insustentável

O cidadão capixaba paga, em sua conta de água, uma taxa pelo tratamento do esgoto, mesmo que em sua comunidade não haja rede de tratamento instalada pela Cesan, isso é um fato do qual todos nós temos conhecimento.

E vale lembrar, também, que o Governo do Estado fez diversas ações na mídia incentivando que os moradores interligassem as instalações de suas casas à rede da Cesan. Mais um gasto, para ter garantido o seu acesso ao direito fundamental de saneamento básico, uma questão de saúde pública.

Para a nossa surpresa – ou não, já que muitos de nós não nos surpreendemos com mais nenhuma notícia sobre os governantes e suas ações, devido ao atual e devastador cenário em nossa política, foi noticiado nos últimos dias que mais de 70 órgãos públicos (dos quais, 59 são municipais) derramam esgoto na Baía de Vitória.

É isso mesmo! Aqueles que deveriam dar um exemplo na promoção da sustentabilidade e da proteção ao meio ambiente também estão entre os poluidores da natureza.

A Cesan, por sua vez, não quis informar à imprensa quais são esses órgãos, alegando ser uma “exposição vexatória” aos proprietários desses imóveis.

De quem é a responsabilidade?
A responsável pela implantação da rede de tratamento de esgoto é a Cesan. Os proprietários de imóveis, por sua vez, devem interligar suas casas à rede da concessionária e as prefeituras devem fiscalizar essa ligação em cada município.

Portanto, se 59 órgãos municipais estão lançando esgoto na Baía de Vitória, a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente da cidade não está fazendo o seu trabalho como deveria. Agora que a situação foi exposta à sociedade, todos “correram” para se justificar e resolver o problema, que é injustificável, pois é obrigação institucional dos governos zelar pelo meio ambiente, em vez de degradá-lo ainda mais.

A pergunta que fica é: que exemplo a Prefeitura de Vitória está dando aos seus contribuintes, ao deixar que seus próprios órgãos sejam alvo de fiscalização por irregularidades como essa?

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas