Fazer atividades físicas e adotar uma alimentação saudável são requisitos para ter uma vida com saúde. O que muitos não sabem é que o sobrepeso e a obesidade, provocados por sedentarismo e maus hábitos alimentares, são fatores de risco para diversos tipos de câncer.

Nesse Outubro Rosa, campanha dedicada ao combate e prevenção do câncer de mama, vale lembrar que a obesidade é o segundo maior fator de risco evitável para o câncer, atrás apenas do tabagismo.

Considerando as faixas etárias pré e pós-menopausa, pesquisadores da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) apontam que o risco de ter câncer de mama aumenta consideravelmente em mulheres com excesso de gordura corporal, especialmente aquelas que apresentam medidas aumentadas da circunferência abdominal.

“A gordura, especialmente na região abdominal, é um fator importante para o câncer de mama. Estar em movimento, se exercitar e ter uma alimentação saudável são medidas que ajudam a evitar diversos tipos de doenças, inclusive o câncer”, afirmou o oncologista e diretor-técnico do Centro capixaba de Oncologia (Cecon), Roberto Lima.

Consumir frutas, verduras, legumes e cereais integrais que contêm nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos são importantes para auxiliar as defesas naturais do corpo e evitar o câncer, segundo a oncologista do Cecon, Juliana Alvarenga Rocha, que também destacou a importância da atividade física.

“A pratica de atividade física proporciona um equilíbrio hormonal, regula a liberação de insulina e gera um controle de fatores pró-inflamatórios. Além disso, fortalece o sistema imunológico, fator essencial para otimizar os fatores de proteção contra o desenvolvimento de câncer”, destacou Juliana.

Para o oncologista Roberto Lima, investir na saúde como um todo é fundamental para evitar doenças. “É muito importante se colocar na agenda, investir em si mesmo e evitar tudo que faz mal. Investir na saúde física, emocional e mental”, afirmou o médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *