Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Evolução do setor moveleiro capixaba é destaque em exposição

(Foto: Alexandre Fernandes/Findes)
(Foto: Alexandre Fernandes/Findes)

O Sesi Arte Galeria, em Vitória, promove até este domingo (23), a ‘Mostra Capixaba: Passado e Presente’, sobre a movelaria. A Arauco, segunda maior produtora de painéis de madeira do mundo, presente na exposição, fez um registro inédito da evolução do setor moveleiro do Espírito Santo.

De acordo com a gerente de Design de Produtos da Móveis Rimo, Adriza Rigoni, o closet explodido no padrão Grafito, da Arauco, é um dos destaques da mostra que traz ao público um olhar panorâmico sobre a produção moveleira capixaba desde o século 19 até os dias atuais.

O percurso da exposição está dividido em seis núcleos e o armário explodido está localizado no último segmento: ‘A Potência da Indústria’, dedicado ao móvel produzido em grandes séries no polo moveleiro de Linhares, caracterizado pela alta performance tecnológica, com a utilização de maquinário de última geração. O armário ‘explodido’ em seus vários componentes foi utilizado como recurso para exemplificar essa produção.

“Trata-se de um roupeiro em MDF com acabamento melamínico (BP), caixaria 18 e 15mm e fundos 6mm. Portas e prateleiras de alumínio anodizado fosco e vidros incolores. Cabideiro em alumínio com sistema de iluminação por LEDs. Dobradiças e corrediças alemãs em aço niquelado com fechamento suave. Calceiro deslizante aramado em aço com pintura especial prata. Sistemas de fixação por tambores e parafusos metálicos e especiais”, explica Adriza.

Dentro do móvel, foi colocada um televisão onde é exibido aos visitantes da mostra imagens dos processos racionalizados de produção, focando na produção em escala industrial dos móveis retilíneos seriados no polo moveleiro de Linhares. Produção: Lupino Filmes. Duração: 4´26.

“A Arauco é uma empresa global que reconhece a importância do design na indústria moveleira. Diversos indicadores demonstram a importância desse segmento para a economia do Estado como geração de emprego, renda e compromisso com a qualidade”, afirma a coordenadora de Comunicação e Marketing da Arauco do Brasil, Fabíola Molteni.

A exposição tem curadoria de Adélia Borges, produção do Studio Ronaldo Barbosa e realização do Sesi-ES.  A mostra é fruto de uma investigação por todo o Estado e a seleção realizada pela curadoria inclui cerca 50 móveis de diversas tipologias e 20 painéis fotográficos, além de um vídeo elaborado especialmente para a ocasião.


Pedro Cunha
[email protected]

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas