Dólar Em alta
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,243

Estudo vai apontar tecnologia para recuperação de canais de Vila Velha

O prefeito Max Filho conheceu, na manhã desta segunda-feira (3), um projeto inovador de despoluição de canais apresentado pelo diretor da empresa Biotecnologia Agrícola e Ambiental (BEA) Sérgio Noris. A técnica consiste em promover uma atividade biológica a partir de micro-organismos encontrados no próprio meio para eliminar os poluentes originados da descarga de esgoto nos canais que cortam a cidade. “Bactérias são lançadas no canal e após 60 dias começamos a perceber a mudança no aspecto da água e, consequentemente, sua recuperação”, disse Noris.

A técnica denominada “Biozimoil” – depuração e recuperação ambiental surgiu na Itália, sendo responsável por experiências exitosas em países como Israel, África, Cuba e na própria Itália.

O prefeito destacou a importância da tecnologia. “Temos um canal propício para que seja feita uma experiência com a empresa, que é o de Guaranhuns. A comporta existente no canal favoreceria a paralisação do fluxo da água, que é uma exigência para o bom resultado desse trabalho”.

A equipe técnica da BEA vai elaborar um projeto para determinar os custos da aplicação dessa tecnologia no município. “É um sonho antigo de Vila Velha a recuperação de seus canais, um desafio que temos que enfrentar todos juntos, com a colaboração indispensável da Cesan”, disse o prefeito Max Filho.

Participaram da reunião os secretários de Governo Saturnino de Freitas Mauro, de Desenvolvimento Urbano Antônio Marcus Machado, de Desenvolvimento Sustentável Idalécio Carone, de Serviços Urbanos Marizete Oliveira, o subsecretário de Meio Ambiente Maurício Gorza, além da assessora técnica Alneci Ceruti.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas