Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

Estudo apresenta à Comissão de Saúde da Ales o predador do Aedes aegypti

Laureen Bessa – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/12/23/70x70/1_notonectidae_notonecta_glauca2_foto_koehler-159803.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'567b0c6dada09', 'cd_midia':159804, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/12/23/465x200/notonectidae_notonecta_glauca2_foto_koehler_min_bcecc-159803.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Reprodução Web', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '465', 'cd_midia_h': '199', 'align': 'Left'}Foi durante uma visita de campo na cidade, que o médico, pesquisador e prefeito de Pedro Canário, Antônio Fiorot, afirma ter descoberto o predador do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, febre chikungunya e agora, transmissor do zika vírus. Mesmo ao encontrar uma piscina abandonada, com água parada e lodo, local propício para a proliferação do mosquito, não foi possível capturar nenhuma larva do inseto mais temido.
Segundo Fiorot, foram feitas diversas coletas no local, mas em nenhuma das amostragens foi identificado as larvas do Aedes aegypti. “As equipes de epidemiologia realizaram as coletas, mas não encontraram nenhuma larva. Foi aí que começamos as fazer as pesquisas, porquê um lugar tão propício para proliferação do Aedes aegypti não tinha nenhum? Então encontramos o inseto conhecido como Notonectidae. Tem seis meses que estamos observando isso e posso confirmar que ele é o predador natural do mosquito que transmite os variados tipos de dengue, chikungunya e zika vírus”.
Para ter certeza, foi feito o teste primário de colocar o Notonectidae em uma taça com água, junto com várias larvas do mosquito. A ação do inseto foi filmada e apresentada na última sessão da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ales), ocorrida nesta terça (22).
“Está provado, inclusive em vídeo, a importância do Notonectidae na interrupção direta do ciclo evolutivo do Aedes aegypti, ele come a larva do mosquito. Ele é um inseto que vive no ambiente aquático e não apresenta nenhum histórico que possa causar problemas à saúde humana, nem contaminação da água. Nós o encontramos em poços, tonéis, piscinas e caixas d’água abandonadas. Vamos continuar pesquisando, aprofundando o estudo sobre o inseto. Talvez a sua procriação seja mais uma forma de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti”, ressaltou Fiorot.
Já o presidente da Comissão, o deputado Dr. Hércules (PMDB), confirmou a apresentação do estudo durante a sessão desta terça (22). Para o parlamentar, ao ver o inseto se alimentando das larvas do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika, é o mesmo que ver uma “guerra biológica”.
“Para mim é uma guerra biológica sim, são dois insetos na briga da biologia, um sendo a presa e o outro o predador. Ao comer a larva, esse inseto está fazendo com que seja reduzido o número de mosquitos. Semana que vem, vou apresentar essa pesquisa que me foi doada para a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Assim teremos mais apoio para dar continuidade nas pesquisas. Essa é mais um ferramenta de combate ao mosquito”, declarou Dr. Hércules.
Para dar seguimento a pesquisa será feito estudos laboratoriais, principalmente para confirmar a presença das larvas no sistema digestivo do inseto predador.
Segundo o deputado, vários pesquisadores participaram da sessão de apresentação da pesquisa do médico e prefeito de Pedro Canário. Entre eles estavam técnicos da Sesa, Emescam e de outras instituições do governo. “É um passo muito importante, então devemos dar mais atenção ao estudo, quanto mais mecanismos de combate tivermos, a população terá mais resultados benéficos”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas