Dólar Em alta
5,031
19 de março de 2024
terça-feira, 19 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,031

Estudo aponta que a vitamina D pode reduzir risco de câncer

Vitamina DA vitamina D é responsável por diversos benefícios à saúde: é bom para o coração, fortalece dentes e ossos, ajuda o sistema imunológico, dentre outras vantagens. Mas um estudo japonês revelou que essa substância também pode ser uma grande aliada no combate ao câncer.
Realizado por pesquisadores do National Cancer Center do Japão, o estudo mostrou que o risco de câncer para as pessoas que têm níveis suficientes de vitamina D é aproximadamente 20% menor do que em pessoas que têm deficiência do nutriente.

A equipe de cientistas acompanhou um grupo de homens e mulheres no Japão por uma média de 16 anos, até 2009, utilizando amostras de sangue. Os indivíduos tinham idade entre 40 e 69 anos. Em aproximadamente 8 mil pessoas, os pesquisadores examinaram a relação entre a concentração de vitamina D no sangue e a ocorrência de câncer.

“Podemos dizer que a vitamina pode ser um aliado na prevenção do câncer, mas pesquisas mais detalhadas precisam ser realizadas. Por ser um estudo prospectivo, não estabelece como que essa prevenção ocorre de fato, a dose diária necessária, o nível de vitamina D desejado”, ponderou a oncologista Juliana Alvarenga Rocha.

Entre todos os tipos de câncer o câncer de fígado é o que apresentou a maior queda no risco. Como o câncer de fígado é resultado da progressão da hepatite, existe uma possibilidade de que a propriedade da vitamina D diminua a inflamação do fígado, diminuindo o risco.

“O principal fator de risco do câncer de fígado é a cirrose hepática, que pode ser ocasionada principalmente pelo álcool e pelas hepatite B e C crônica. Obesidade, depósito de gordura no fígado e tabagismo são também são fatores de risco”, explicou a especialista.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como leite, salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelo e ovos. Outra maneira eficaz de manter níveis adequados dessa vitamina é tomar sol de 10 a 15 minutos duas vezes ao dia, pois a luz solar é uma das principais fontes de absorção do nutriente.

No entanto, vale lembrar que a exposição solar exagerada e sem proteção pode trazer problemas de saúde, principalmente o câncer de pele.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas