Dólar Em alta
5,151
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em alta
5,151

Estudantes ocupam novas escolas nesta segunda-feira (24)

Foto: Thaís Rossi
Foto: Thaís Rossi

Desde o último dia 21, estudantes capixabas ocupam as escolas de Ensino Médio (EEEM) Professor Agenor Roris, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha; Almirante Barroso, em Goiabeiras; e os campus do Instituto Federal de Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus, regiões Sul e Norte do Estado. Novas ocupações acontecem hoje (24), somando seis escolas aderindo ao movimento no Espírito Santo.

Segundo estudantes, o campus do Instituto Federal de Piúma está ocupado desde às 8h, e a Escola Estadual Francelina Carneiro Setúbal, em Vila Velha, será ocupada a noite. Eles se juntam a mais de 950 escolas em todo o Brasilcontra a reforma do Ensino Médio e da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241.
De acordo com uma estudante da Escola Professor Agenor Roris, que não quis se identificar, as aulas estão mantidas e a população está ajudando com doações. “Hoje (segunda-feira 24) tivemos aula até o recreio. E as pessoas estão trazendo alimentos, colchões e cobertores. Os pais de alunos também estão ajudando”, disse. Cerca de 30 anos fazem participam do ato.
O portão é controlado pelos secundaristas, mas as salas estão abertas para quem quiser assistir aula. No momento da reportagem, uma viatura da polícia estava no pátio da escola, e não havia princípio de tumulto. A Defensoria Pública do Estado e a Secretaria Estadual de Educação (SEDU) também estavam no local e segundo os estudantes, não tentaram impedir a ocupação.
Um dos representantes do movimento disse que a suspensão das aulas foi uma decisão do diretor da escola. “Ele está nos reprimindo, dizendo que quem sair não pode não voltar mais, mas a ocupação é pacífica. Estão divulgando informações mentirosas, dizendo que alunos estão pichando e vandalizando a escola, mas nós estamos zelando pelo nosso patrimônio”, afirmou.
Ainda segundo ele, os secundaristas não sabem o que vão fazer após a decisão em 2º turno da PEC 241 – prevista para ser votada nesta terça-feira (25) -. A proposta foi aprovada em primeiro turno no último dia 11. Por se tratar de emenda à Constituição, ainda precisa ser aprovada por pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513) para ir ao Senado.
Conhecida como PEC do teto de gastos, a proposta limita as despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário), por 20 anos, e elas só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior. Mas a partir do décimo ano, o presidente da República poderá propor uma nova base de cálculo ao Congresso. Se aprovada, a medida valerá a partir de 2018.
Uma reunião de pais está marcada na escola para as 19h de hoje. O objetivo é discutir a ocupação dos alunos e a dificuldade para ocorrência de aulas normais. Segundo os ocupantes, é esperada novamente a presença da Secretaria Estadual de Educação (SEDU), da Defensoria Pública do Estado de alunos e de alunos.
Na escola Almirante Barroso, em Goibeiras, o portão também é controlado pelos ocupantes. Mas segundo uma das representantes do movimento, não serão passadas novas informações a respeito da ocupação. “Só falaremos através dos direitos humanos”, afirmou.
Uma manifestação está prevista para hoje, às 13h, com participação de estudantes secundaristas de todo o Estado.
Tentamos falar com a Secretaria Estadual de Educação (SEDU) para responder sobre as ocupações, mas não conseguimos o contato.
Redação Multimídia ESHOJE com Thaís Rossi ([email protected])
Estudantes ocupam novas escolas nesta segunda-feira (24)

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas