Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Estudantes e professores de escola com caso de meningite são medicados

por Laureen Bessa e Leone Oliveira – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/11/03/1_dvi330619hccv-99328.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5457ec96f0c58', 'cd_midia':99323, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/11/03/dvi330619hccv-99323.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Divulgação', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '500', 'cd_midia_h': '236', 'align': 'Left'}Estudantes e professores do Centro Educacional Leonardo da Vinci, localizado no bairro Santa Lúcia, em Vitória, receberam, nesta segunda-feira (03), a primeira dose do medicamento que impede a transmissão da meningite. No final da última semana, um aluno do oitavo ano foi diagnosticado com a doença e está em tratamento no Vitória Apart Hospital. Este foi o primeiro caso de meningite registrado na capital, neste ano.
De acordo com a assessoria do hospital, o adolescente de 13 anos está internado com meningite meningocócica. Ele está em isolamento, porém se encontra acordado, conversando, respirando sem a ajuda de aparelhos e responde bem ao tratamento.
Nesta segunda, a equipe do setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), esteve na escola e medicou 31 estudantes que mantiveram contato direto e prolongado com o adolescente diagnosticado com meningite. Alguns professores também foram medicados com o antibiótico fornecido pelo Ministério da Saúde e que serve para romper a cadeia de transmissão da doença. Os pais desses alunos receberam o remédio, já que o tratamento consiste em quatro doses, ministrada a cada 12 horas.
Esse processo de medicação das pessoas que mantiveram contato direto e prolongado com o adolescente começou no último sábado (01), quando familiares e moradores do condomínio onde ele reside receberam o antibiótico.
De acordo com a Referência Técnica em Meningites da Semus, Luciene Rossati, a equipe da vigilância aproveitou ambas oportunidades para dar orientações, distribuir material educativo e tirar dúvidas de todas essas pessoas sobre a doença.
Rossati destaca que esse foi o primeiro caso de meningite registrado no município de Vitória, neste ano. Ainda segundo ela, o adolescente segue em tratamento e não transmite mais a doença, porque já foi medicado.
A direção da escola Leonardo da Vinci se manifestou sobre o episódio, por meio de carta. Além de informar aos membros do centro educacional da visita feita pela Vigilância Epidemiológica da Semus, a equipe também destacou que as aulas na instituição de ensino estão acontecendo normalmente.
“Por fim, para nossa maior satisfação, temos recebido boas notícias sobre a progressão do quadro do aluno e desejamos sua ampla recuperação e breve retorno à nossa comunidade”, diz a carta.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas