Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

Estudantes da rede pública da Serra criam sistema para reutilizar água e ganham prêmio nacional

Os alunos da Escola Municipal Julite Miranda, em Nova Almeida, fizeram uma verdadeira revolução na unidade. Focados em contribuir para uma cidade mais sustentável os alunos criaram projetos para reutilizar a água da chuva, do bebedouro e do ar-condicionado. Fafá relata que a escola reduziu o temporizador das torneiras, instalou calhas direcionadas para um reservatório a fim de captar a água da chuva, além de canalizar a água que sai do ar-condicionado e reservar a água desperdiçada dos bebedouros. “Transformamos o ambiente escolar, para aplicar na prática o discurso ensinado”.

O projeto foi batizado de “Meio ambiente e ciência: reduzir, reutilizar e reciclar – os 3Rs no meu dia a dia”. Segundo o professor Rafael Fafá, o trabalho de transformação da escola foi feito em equipe. “Todos participaram de alguma forma. Como trabalhamos nas salas de aula temas como seca e reaproveitamento, tínhamos que também fazer ações para melhorar o ambiente”, contou.

Prêmio

Com o intuito de contribuir com as novas gerações, para que estejam mais bem preparadas para preservar e valorizar o meio ambiente, as escolas da Serra investem em projetos que estimulem a reflexão e a mudança de hábitos dos alunos, informou a secretária de Educação, Nelci Gazzoni. “E os resultados desses trabalhos já podem ser percebidos: mais de 900 estudantes do município foram premiados na etapa local e nacional de meio ambiente, do Prêmio ArcelorMittal”.

Ao longo do ano letivo de 2018, os alunos realizaram diversas atividades a partir de temas pré-definidos sobre meio ambiente e incorporam à reflexão aspectos relacionados à cidadania e à ética. De acordo com a coordenadora de Projetos Especiais da Sedu, Claudineia Fiorani, para disputar o prêmio os estudantes foram divididos nas categorias Cientista Jovem I, 6º e 7º ano, e Cientista Jovem II, 8º e 9º ano.

Na etapa nacional a escola Julite Miranda de Freitas conquistou o 3º lugar na Categoria Cientista Jovem II, com o Projeto Narrativas Ecológicas e Colagens Transbordantes. 

Lista dos ganhadores
Etapa Municipal 

Cientista Jovem I
EMEF Hebert de Souza
Título do Projeto: Saindo do Papel
Turmas participantes: 6º e 7º Anos
Professores participantes: Fabíola Vescovi Pedroni Pimentel, Marcionigméria Aparecida Piffer Deptulsqui e Vanderleia Maria Bozzi Grazziotti 

Cientista Jovem II
EMEF Julite Miranda Freitas
Título do Projeto: Da água Nascem Mil Possiblidades: Narrativas Ecológicas e Colagens Transbordantes
Turmas participantes: 8º ano
Professores participantes: Rafael Henrique Meneghelli Fafá Borges e Katiuscia Soares Viana Rocha 

Ganhador na Etapa Nacional
EMEF Julite Miranda de Freitas
Conquistou o 3º lugar na Categoria Cientista Jovem II da Etapa Nacional do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, com o Projeto Narrativas Ecológicas e Colagens Transbordantes
Turmas participantes: 8º ano
Professores participantes: Rafael Henrique Meneghelli Fafá Borges e Katiuscia Soares Viana Rocha

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas