Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Estudantes capixabas são homenageados por competição de matemática

estudantesNa tarde desta quinta-feira (20), 236 estudantes que participaram da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram premiados pelo Governo Estadual. A competição contou com mais de 17 milhões de inscritos em todo o Brasil.

A cerimônia de premiação aconteceu no Palácio Anchieta. Os estudantes, de diversas regiões, garantiram para o Espírito Santo 17 medalhas de ouro, 59 de prata e 160 de bronze. O auditório estava repleto de pais e responsáveis dos alunos que registravam a emoção deles nas telas dos celulares. A cada nome chamado, todos vibravam de alegria.

Os estudantes passaram por uma série de provas eliminatórias. No Espírito Santo, foram inscritos 24.686 estudantes, sendo 7.053 da rede pública estadual e 17.633 das redes municipais.

Ednelson Alves Borges, pai do estudante Álvaro, afirmou viajou 356 km, saindo do município de Montanha, para acompanhar a premiação do filho medalhista.

“Estar aqui nos faz acreditar que nossos filhos podem mais. Perseverar e ser presente são ações que tem ajudado na criação dos meus filhos. Pai que acompanha o filho tem resultados excelentes. Estou muito feliz de estar aqui hoje”.

A aluna Bianca Dias, de 14 anos, diz que a competição traz incentivos. “É muito importante participar dessa competição, tanto que nos proporciona conhecimento e momentos muito bons, como por exemplo, receber a medalha. Além disso, as questões são boas de praticar e estudar. Ela nos dá incentivo tanto para conseguir a medalha e para conhecer novas pessoas”.

“Foi um trabalho duro, mas tem seu lado bom, pois o estado recompensa nosso esforço, reconhecendo os talentos. Receber a homenagem foi maravilhoso. Para o futuro, vamos devagar, superando cada novo desafio que surgir. Eu sinto que coisas boas me esperam lá na frente”, disse o estudante Luiz Adolfo, 14 anos.

O estudante Hiarley Augusto Schaefer, 15 anos, afirma que teve o apoio dos pais, da escola e já pensa na faculdade. “Foi bastante difícil, mas tive bastante apoio dos meus pais, dos meus mestres. A escola pública ajuda bastante a fazer o melhor. Achei a homenagem bem legal, ela é importante, porque incentiva outros alunos a quererem participar. E os desafios a seguir ficam mais fáceis quando a gente tem esse incentivo. Ao ganhar a medalha, lá na frente, ao fazer faculdade, nós temos um caminho a percorrer”.

A medalhista de ouro, Luiza Mattedi, de 15 anos, conta que desde criança gosta da disciplina e desde sempre teve o apoio dos pais. “Matemática para mim sempre foi algo importante que minha mãe me ensinou desde pequena. E quando eu soube que tinha a olimpíada, desde o 6º ano, sempre quis participar. Então, eu fui ganhando medalhas. Sempre foi muito gratificante conseguir algum resultado e sempre é muito bom conseguir”.

O secretário de educação, Haroldo Rocha afirmou que o Estado, quando se trata de matemática, está no caminho certo, alcançando países desenvolvidos. “Eles têm padrão internacional. Não são medalhistas do Espírito Santo, são medalhistas do Brasil. E agora, nós fazemos parte dos 10 países em que a matemática é mais difundida, aprendida e pesquisada”.

Ele ainda completa que a disciplina é importante para a sociedade. “Queremos deixar uma mensagem clara para a sociedade, para os pais, crianças e jovens, que a matemática precisa ter um destaque especial, pois ela faz parte do desenvolvimento do país”.

A OBMEP é promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Educação (MEC), e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

O objetivo é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Para incentivar a participação dos alunos são distribuídos materiais didáticos, oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e é feito o reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias.

Por Heberton Silva

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas