Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,204

Estresse: como fugir desse “mal do século” e se manter saudável?

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/23/1_workstress-39250.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5240855f25920', 'cd_midia':39245, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/23/workstress-39245.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Reprodução da web', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '203', 'align': 'Left'}O trânsito caótico das grandes cidades, problemas financeiros e familiares, a correria do dia a dia, pressão no trabalho… Tudo isso (e muito mais) tem levado a população ao chamado “mal do século”: o estresse. Segundo a Associação Brasileira do Stress (ABS), pesquisas comprovam que a associação do estresse com doenças como câncer, hipertensão, enfarte e úlceras. Atualmente, mais de 50% das mortes ocorrem em razão de doenças ligadas ao estresse.
O estresse é uma reação do organismo, com componentes físicos e/ou psicológicos, causada pelas alterações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa se confronta com uma situação que, de um modo ou de outro, a irrite, amedronte, excite, confunda, ou mesmo que a faça imensamente feliz. O estresse pode ou não levar a um desgaste geral do organismo dependendo da sua intensidade, tempo de duração, da vulnerabilidade do indivíduo e da habilidade de administrá-lo.
“Eu sou a pessoa mais estressada do mundo” afirma o jornalista Caio Rocha Ribeiro. E ele não é o único não. Segundo a ABS, cerca de 80% das consultas médicas são devidas a doenças ligadas ao estresse. O estresse não só pode afetar a saúde, mas também tem o poder de prejudicar a qualidade de vida e os relacionamentos interpessoais. “O que mais me estressa é quando sou mal atendido ou tratado com desrespeito. Quando não sou bem atendido, saio, não compro mais no estabelecimento e faço propaganda negativa” disse Caio.
Mas qual a melhor forma de combater o estresse? Cada um tem a sua alternativa de dar uma relaxada. O Analista de Mídias Sociais Allan Diego Brito gosta de viajar para recarregar a bateria e conseguir lidar com o estresse diário. “Pra lidar com isso eu viajo. Não tem uma frequência certa, mas não fico mais do que 15 dias sem viajar. Por mês, viajo duas, três vezes. Adoro viajar! Dá uma renovada boa”, disse ele, que passou o último fim de semana em Minas Gerais. O “estressado” do início da matéria Caio Ribeiro também é adepto das viagens para recarregar a bateria. “Pelo menos uma vez por ano eu viajo pra me renovar”.
A advogada por formação e blogueira por profissão Larissa Puppim Pizzol apela para a prática de esportes. “Praticar esporte libera endorfina e me deixa mais aliviada. Faço Muay Thai e Corro na praia. Consigo lidar melhor com estresse do dia a dia” contou Larissa, afirmando que o que a deixa mais estressada é a falta de educação e respeito com o próximo. “Isso me tira do sério mesmo!”, disse.
O diretor de escola Fábio Pio Marques Filho se considera uma pessoa calma e dá dicas de como controlar o estresse do dia a dia. “Eu penso que tudo depende da forma como a gente encara o mundo e as pessoas. Se buscarmos fazer o que gostamos e nos relacionarmos bem com aqueles que fazem parte do nosso círculo social, a tendência a sofrermos pelo estresse será bem inferior” afirmou o diretor. Mas nem as pessoas que se consideram mais calmas, como o Fábio, se veem livres do estresse. “Há uma situação em especial que me deixa bastante irritado, que é quando eu tento dialogar com alguém e não sou ouvido. Pessoas que só sabem conversar gritando. Isso me irrita!” disse.
Segundo a ABS, os benefícios do controle do estresse se manifestam em maior produtividade, melhor saúde, relações interpessoais mais felizes e qualidade de vida mais elevada. Os estudos atuais sobre estresse estão sendo conduzidos por profissionais de várias áreas do saber, como psicologia, medicina, odontologia, educação, esportes, empresas e etc. Esses estudos, especialmente os conduzidos dentro do Brasil, levando em consideração as características do povo brasileiro, são de grande importância para que se possa conhecer as implicações do estresse para a saúde e a doença, a área acadêmica, o campo profissional, a qualidade de vida, a violência urbana e doméstica, o bem estar e a felicidade do ser humano.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas