Dólar Em alta
5,167
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,167

Estado monta super esquema de segurança para receber delegação australiana

Leone Oliveira – [email protected]

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) preparou um super esquema de segurança para o período de estada da seleção australiana de futebol, em terras capixabas. A delegação do país da Oceania chega ao Espírito Santo, na noite desta quarta-feira (28), para dar continuidade à preparação visando à disputa da Copa do Mundo, que começa no próximo dia 12 de junho.
Em entrevista à rádio CBN Vitória, na manhã desta quarta-feira (28), o secretário estadual de segurança, André Garcia, contou alguns detalhes desse esquema e falou sobre investimentos que o Governo Renato Casagrande tem feito nesta área.
De acordo com Garcia, o plano de segurança para as delegações de Camarões e Austrália é uma determinação do protocolo assinado pelo Governo Federal junto à Fifa e ao Comitê Organizador Local da Copa. Além disso, as ações programadas estão dentro de padrões estabelecidos pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos da Presidência da República.
Ele ainda explica que o super esquema de segurança é uma consequência do evento e que foi preciso inserir no planejamento situações de ameaça terrorista, biológica, radiológica ou nuclear. O planejamento foi feito há mais de três meses, sendo concluído no final de abril, e é o mesmo para a seleção de Camarões, apenas a equipe que o colocará em prática é diferente.
“Para esse planejamento foram realizadas reuniões que resultaram no planejamento operacional integrado feito pelas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Abin, Policia Rodoviária Federal e Ministério da Defesa, através do Exército e da Marinha do Brasil para que a gente possa, em função desse grande evento, garantir a segurança das delegações e, ao mesmo tempo, não impactar na segurança que é prestada, diariamente, ao cidadão capixaba”, contou o secretário.
André Garcia garantiu que o efetivo policial não será reduzido, por conta da chegada das seleções de Camarões e Austrália. “Todas as ações da patrulha da comunidade, todas as ações do policiamento preventivo, os atendimentos do Ciodes, as ações policiais que estamos realizando, a cada semana, de cumprimento de mandado de prisão e busca e apreensão de homicidas e traficantes, especialmente, vão continuar. As abordagens que nós fazemos, diariamente, vão continuar independente do evento Copa”, assegurou Garcia.
“Estamos fazendo um esforço extraordinário, convocando policiais no seu horário de folga, exatamente para não prejudicar a segurança do cidadão capixaba”, revelou o secretário.
O secretário disse não acreditar que as ações criminosas passem a se concentrar nos bairros onde as seleções não vão passar.
Esquema especial para chegada dos australianos
“Para a chegada da seleção, nós temos um esquema montado de comboio com batedores, que é uma exigência da secretaria extraordinária de grandes eventos e que está previsto no nosso planejamento. Também vai ser realizado um isolamento em determinadas áreas do aeroporto para que a seleção da Austrália seja recebida e saia rapidamente”, disse Garcia.
Seis equipes de batedores da Polícia Militar, Guarda Municipal de Vitória, Polícia Rodoviária Federal e do Exército Brasileiro vão escoltar o ônibus da delegação dos “Socceroos” até o hotel. Além disso, próximo ao hotel já há um corredor de isolamento. “Os moradores foram cadastrados e, em princípio, a circulação de pessoas será restrita para evitar a aglomeração de pessoas e tumultos”, explicou o secretário de segurança.
Manifestações
Outra questão abordada durante a entrevista diz respeito às manifestações populares contra os altos gastos do Governo Federal com a Copa do Mundo. Ao ser questionado sobre o assunto, o secretário de segurança se mostrou tranquilo.
“Desde que fomos confirmados como sub-sede, nós sabíamos da possibilidade desses protestos. Mesmo que aja protesto vamos ter condição de coordenar, garantindo a segurança de quem quer manifestar e, ao mesmo tempo, do cidadão que está circulando e da delegação que tem seu destino o hotel para descanso”.
Uma dessas manifestações está marcada para o horário que a delegação do país da Oceania chega ao Estado. Denominada como “Recepção a seleção da Austrália – Não Vai ter Copa – ES”, o movimento luta por direitos à moradia, saúde, transporte, educação, segurança e respeito.
A concentração começou às 17h30, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). No entanto, até o início da noite, os manifestantes ainda não tomado as ruas da capital.
Outra manifestação já está marcada para a próxima segunda-feira (02), quando será realizada a partida amistosa entre Austrália e Paraná Clube, na Arena Unimed Sicoob, em Jardim América, Cariacica.
Investimentos
O secretário de segurança ainda destacou os investimentos feitos pelo Governo Estadual na atual gestão. Entre eles estão o aumento do efetivo das policiais Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros foi aumentado, da compra de duas mil viaturas e de câmeras de videomonitoramento.
“Nós ampliamos a oferta de câmeras de videomonitoramento. Não foi para atender Copa do Mundo e sim para atender a população que instalamos essas câmeras”, disse.
“Todos esses investimentos previstos no programa Estado Presente são voltados para garantir a segurança do cidadão capixaba. Já que estamos recebendo essas duas seleções, nós vamos utilizar nossa capacidade de planejamento e os investimentos feitos para garantir a segurança dos turistas e das duas delegações que chegam”, contou.
Ao término do Mundial, as equipes da patrulha da comunidade vão ganhar 34 viaturas novas que serão distribuídas na região Metropolitana.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas