Dólar Em alta
4,994
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
4,994

Estado deve ter internet de alta velocidade até 2018, diz Ministro das Comunicações

Redação Multimídia ESHOJE

_cid_part1_05030009_09050101_comunicacoes_gov-162446Atualmente, a abrangência da internet nos municípios do Espírito Santo chega as 45%. O objetivo, até 2018, é garantir que todo o estado tenha acesso a conexão de alta velocidade. Na manhã desta quarta-feira (20), o ministro das Comunicações, André Figueiredo, se reuniu com o governador Paulo Hartung e empresários do setor para discutir sobre o plano de expansão de internet. O encontro aconteceu no Palácio Anchieta, no centro de Vitória.
O ministro revelou que o Espírito Santo deve ser o estado pioneiro em um projeto do Governo Federal que pretende implantar fibra óptica para conexão de internet em todos os estados brasileiros.
“O objetivo do Ministério é garantir que 100% dos municípios capixabas tenham acesso à conexão de alta velocidade até 2018. Hoje, a abrangência chega a 45%”, afirmou o ministro, que estava acompanhado do deputado federal, Sérgio Vidigal.
O projeto faz parte de um trabalho social que irá apostar no ensino digital como artifício na diminuição do índice de desigualdade do país. De acordo com o projeto, os capixabas dos 78 municípios vão ter acesso à internet banda larga na própria residência. Alguns espaços públicos também devem ser inclusos na cobertura.
“É um ano de muitos desafios. Existe uma grande disposição de fortalecer a fibra óptica no Espírito Santo. A parceria entre os governos federal e estadual vai ampliar a universalização da rede a partir do cinturão digital e dos pequenos provedores. Com isso, vamos tornar o estado um modelo para o país, com internet em todas as cidades”, explicou André Figueiredo, ao pontuar que essas ações garantem uma evolução dos serviços prestados nos equipamentos públicos, incluindo as escolas.
O orçamento do projeto de fibra óptica ainda não foi definido, pois além do Governo Federal, o Estadual também terá participação nos custos.
O novo programa de expansão da internet, que substituirá o Plano Nacional de Banda Larga.
Rádio Espírito Santo
A área de telecomunicações também foi cogitada para receber investimentos. A rádio do Espírito Santo, visitada pelo ministro nesta tarde, receberá equipamentos mais modernos a partir de 2017, enquanto para a televisão, não existe data prevista.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas