Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

Está nas redes, mas é verdade que pedir nota fiscal faz o preço da gasolina baixar?

Em meio a greve dos caminhoneiros, que assusta os motoristas com as faltas de combustíveis, e o aumento constante dos preços, além dos memes, diversos boatos surgem apresentando diversas maneiras de solucionar o problema. Um deles é o de que exigir nota fiscal em postos vai fazer a gasolina ficar mais barata. Este boato já rodou algumas vezes, e para explicar essas possibilidades, o ESHoje procurou o secretário estadual de Fazenda, Bruno Funchal, para esclarecer até que ponto isso auxilia.

posto_de_gasolina___dayana_souza__32_-348-50fef4b6e0970

Segundo o secretário, uma das principais funções da cobrança da nota fiscal é evitar a sonegação e promover a arrecadação do estado para que este possa oferecer mais serviços públicos à população. É uma ação importante, porém não tem nenhuma relação direta com o preço dos combustíveis.

Sem título2O secretário relata que de fato, o principal motivo para a cobrança de nota fiscal é garantir que os empresários não soneguem impostos. “O papel do governo do estado, quando implementou a nota fiscal do consumidor eletrônica é justamente facilitar isso. Que seja automática  a emissão de nota fiscal, que a gente consiga monitorar através do menor preço”, destaca Funchal.

É uma situação que não possui impacto direto no preço, mas na arrecadação tributária do Estado. Para que tenha relação ao preço do combustível é necessário que, um grande número de consumidores tome o hábito de cobrar a nota fiscal para que possam ser controlados os empresários sonegadores de impostos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas