Dólar Em alta
5,284
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,284

Está doente? Conheça alimentos que podem acelerar sua recuperação

Foto: Divulgação / Pexel
Foto: Divulgação / Pexel

Cerca de 70% de todas as doenças podem ser prevenidas com mudanças no estilo de vida, como alimentação adequada, atividade física regular e menos estresse. Até no caso de um câncer, após o diagnóstico da doença, o estado nutricional é de fundamental importância.

Nos pacientes oncológicos, as consequências da desnutrição são graves, pois podem acarretar maior incidência de mortalidade e morbidade, assim como maior tempo de internação hospitalar. Isso porque um estado nutricional adequado é fundamental para a manutenção de um sistema imunológico eficaz.

“A indicação precoce de terapia nutricional no tratamento de pacientes com câncer traz diversos benefícios, entre eles melhora da resposta ao tratamento oncológico, assim como uma melhor evolução no pós-operatório, com redução das complicações, e também um menor tempo de permanência hospitalar e melhora da qualidade de vida. É preciso sempre tentar buscar uma alimentação mais ecológica, livre de agrotóxicos, rica em macro e micronutrientes para garantir o estado nutricional do paciente durante o tratamento proposto”, avalia a nutricionista da Unimed Oncologia, Mariana Andrade Iannotti.

Tratamentos – A especialista explica na quimioterapia podem ocorrer processos crônicos de efeitos colaterais, dentre estes os mais comuns são diarreia e constipação, e por isso é sempre necessário controlar os sintomas através de uma qualidade alimentar. “A individualidade do organismo do paciente faz com que as pessoas reajam de forma diferente durante o tratamento quimioterápico, devido a isso a alimentação e sua prescrição dietoterápica, deve ser diferenciada para cada um”, conta.

Confira algumas dicas:

– Mantenha uma alimentação variada, baseada em alimentos de origem vegetal, minimamente processados e ricos em fibras.

– Mantenha o peso adequado.

– Pratique atividade física regularmente.

– Consuma de 400 a 800g de hortaliças e frutas variadas por dia.

– Faça a ingestão de 600 a 800g por dia de cereais variados, leguminosas, raízes, tubérculos.

– Limite o consumo de açúcar refinado.

– Evite e/ou limite o consumo de bebidas alcoólicas.

– Limite o consumo de carne vermelha a menos de 80g ao dia. Prefira peixe ou aves.

– Limite a ingestão de gordura e opte por óleos vegetais, de preferência os monoinsaturados.

– Limite o consumo de alimentos salgados ou em salmoura e o sal de cozinha. Utilize ervas e especiarias para temperar os alimentos.

– Combine proporções adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras na dieta.

– Consuma alimentos ricos em fotoquímicos como os glucosinolato presentes no brócolis, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, rabanete, repolho, mostarda, alho, agrião, nabo e raiz forte, capazes de atuar na redução do risco de câncer;

– Coma frutas cítricas in natura e/ou em sucos. Estudos comprovam uma associação inversa entre a ingestão dessas frutas e o risco de se desenvolver câncer.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas