Dólar Em alta
5,001
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,001

Espírito Santo terá fundo de R$ 80 milhões para projetos de inovação e tecnologia

Blumenau - SC 13/06/2008 Olimpiada do Conhecimento 2008 . Diana Silva , competidora em Robótica Industrial Foto: José Paulo Lacerda
Foto: José Paulo Lacerda

O Governo do Estado fechou uma parceria com o setor produtivo que vai destinar pelos próximos dois anos cerca de R$ 80 milhões a um projeto chamado Mobilização e Fundo Capixaba de Inovação. Trata-se de um financiamento a projetos de inovação e pesquisa cientifica e tecnológica no ambiente produtivo do Espírito Santo.

O dinheiro faz parte do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia, obtido a partir de recursos recolhidos por empresas que aderiram a programas de incentivos do executivo estadual. A administração ficará a cargo de um comitê diretivo composto por diversos setores: Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES) e Agricultura (SEAG).

Também estarão na parceria a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI); a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES); o Movimento Espírito Santo em Ação; o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (SINDICADES); as Universidades Federal do Espirito Santo (UFES) e de Vila Velha (VV), além do Instituto Federal (IFES).

O secretario estadual de desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, destaca que o movimento foi criado baseado em Santa Catarina, atualmente considerado o Estado mais inovador do Brasil. Segundo ele, um dos objetivos é que o Espírito Santo possa atingir um patamar melhor de competitividade. “O fortalecimento do ambiente de inovação também permite que novas empresas identifiquem oportunidades”.

O secretario destacou também que esse é um alinhamento de ações das instituições públicas e privadas, que criam condições para promover a inovação no Estado, fazendo com que se amplie a competitividade e, consequentemente, gere negócios, emprego e renda.

O diretor da FINDES, Leonardo Castro, destacou que será possível alavancar o setor produtivo capixaba. “Nós acreditamos muito na inovação como um drive fundamental para o desenvolvimento do Estado. Hoje nós reforçamos essa mobilização pela inovação, que é a união de várias entidades e atores, fazendo com que boas ideias se transformem em produtos, chegando de fato ao consumidor final”.

Por Lizandra Amario

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas