Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,132

Espírito Santo tem como meta vacinar 201,8 mil crianças contra sarampo

vacina câncerO Ministério da Saúde, por meio do ministro Gilberto Occhi, lançou nesta terça-feira (31), em coletiva de imprensa, a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite para crianças de um ano a quatro anos e 11 meses. Essa medida foi necessária devido ao reaparecimento de doenças, que já haviam sido erradicadas no país.

Segundo informações do Ministério, o Espírito Santo receberá 510.720 doses – 16.220 injetáveis (VIP), 252,3 mil orais (VOP) e 242,2 mil de tríplice viral. A meta da campanha no ES é imunizar 201.833 pessoas

De acordo com o boletim epidemiológico do ministério, no ano de 2018 já foram registrados 822 casos de sarampo no Brasil e outros 3.831 estão sendo investigados. Dos casos confirmados, cinco pessoas vieram a óbito, sendo quatro no estado de Roraima e um no Amazonas, locais onde estão concentrados os índices mais altos da epidemia.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, grave, transmissível, extremamente contagiosa e pode levar a morte e ainda segundo o Ministério da Saúde, esse surto deve-se principalmente a dois fatores: A migração venezuelana para o norte do país e a baixa cobertura de vacinação.

Já a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral, infectocontagiosa aguda, caraterizada por uma paralisia flácida de inicio súbito e está totalmente erradicada no Brasil desde 1990, porém, com o retorno em grande escala do sarampo, a vacinação contra essa doença também será reforçada visando manter o país sem casos do vírus.

Com a erradicação das doenças muitos pais deixaram de vacinar seus filhos, pensando que não seria mais necessário, esse também é outro fator que favorece a volta dessas epidemias.

O ministro da saúde, Gilberto Occhi, afirma: “É importante vacinar. Saúde é uma responsabilidade de todos nós. A consciência da nossa população é que vai determinar o sucesso ou não desta campanha”. Ele destaca ainda o tema da campanha “a melhor forma de proteção é a vacina”.

A campanha de vacinação terá inicio na próxima segunda-feira (06) e terminará no dia 31 de agosto, todas as crianças de um ano a menores de cinco anos devem se vacinar contra a poliomielite e o sarampo, independente da situação vacinal. A priorização dessa faixa etária deve-se ao fato deles serem mais suscetíveis a doenças e de manterem a circulação do vírus na comunidade.

No total 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas, a meta é que 95% das crianças sejam imunizadas. O dia D de mobilização nacional será no dia 18/08, onde todos os 36 mil postos de vacinação do país estarão abertos no sábado ofertando vacinas.

Por Lizandra Amario

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas