Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Espírito Santo registra mais de 80,1 mil notificações de casos de dengue

por Leone Oliveira – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/03/28/1_denb-6313-51544eb5b54aa.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'51544eb388f9e', 'cd_midia':6309, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/03/28/denb-6309-51544eb38ab0d.jpg', 'ds_midia': 'Dengue', 'ds_midia_credi': 'Reprodução WEB', 'ds_midia_titlo': 'Dengue', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '222', 'align': 'Left'}Entre 30 de dezembro de 2012 e 16 de novembro deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 80.133 notificações de casos de dengue. Em 2.244 das suspeitas, a doença apareceu na forma mais grave (hemorrágica) e causou 29 mortes.
Na última terça-feira (19), o Ministério da Saúde divulgou o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). O estudou apontou que 525 municípios brasileiros estão em estado de alerta para a doença, outros 157 – sendo dez capixabas, entre eles Vitória – em situação de risco e 633 cidades apresentaram índices satisfatórios.
De acordo com a escala, os números menores do que um correspondem a resultado satisfatório, entre um e quatro, representa situação de risco e algarismo maiores do que quatro querem dizer estado de alerta, os municípios capixabas que estão em risco apresentaram os seguintes índices: Aracruz (1,2); Colatina (2,1); Conceição da Barra (3,8); Guarapari (1,5); Ibiraçu (2,0); São Mateus (2,3); Serra (2,3); Viana (1,5); Vila Velha (1,6) e Vitória (1,8).
Para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença, as prefeituras da Grande Vitória prepararam ações para o Dia Nacional de Combate à Dengue, que acontece neste sábado (23). Em alguns municípios as atividades estão sendo realizadas ao longo desta semana.
Esse é o caso da Serra, que desde segunda-feira desenvolve ações para conscientizar o combate ao mosquito da dengue. Nesta sexta-feira (22), a cidade encerra as atividades com a formação do Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue para formação de parcerias intersetoriais para enfrentamento da doença no município. O grupo será formado por empresas, secretarias e associações, sindicatos e lideranças comunitárias e religiosas.
Em Vitória, as atividades tem início na manhã desta sexta-feira, com a realização de bandeiraço e distribuição de material informativo, das 7h30 às 8h30, em Jucutuquara (próximo ao Ifes), Praia do Suá (no cruzamento das Avenidas Leitão da Silva e Beira-Mar), Maruípe (na Praça do Eucalipto), Goiabeiras (na praça do bairro) e Jardim Camburi (em frente ao Hotel Canto do Sol).
Já no sábado, quando acontece em todo o Brasil o ‘Dia D’ contra a doença, acontece a 3ª Gincana de Combate à Dengue, na Unidade de Saúde de Santa Martha, das 8h às 16h. As pessoas participarão de atividades como o bota-fora para limpeza dos quintais e terrenos; arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas novas e usadas, que serão distribuídos a pessoas carentes; oficina de material reciclável com o tema “O lixo pode ser um luxo”.
A ação recreativa é feita através da parceira entre as secretarias municipais de Saúde (Semus), Meio Ambiente (Semmam), Educação (Seme), Segurança Urbana (Semsu) e Serviços (Semse).
Em Cariacica, a secretaria de saúde do município vai mobilizar os moradores do bairro Jardim América para tomarem praticarem ações preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypt, durante o Dia Nacional de Combate a Dengue. Até o mês de outubro, foram notificados 229 casos de suspeita da doença no local.
Serão feitos mutirão de limpeza, recolhimento de móveis velhos por meio do carro papa-móveis, caminhada, panfletagem e colocação de larvicida no valão do bairro. Agentes de controle de endemias visitaram o local para a eliminação de depósitos de larvas e tratamento de focos do mosquito Aedes aegypt.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas