Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,132

Espírito Santo recebe 23 ambulâncias para hospitais dos municípios

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/07/23/1_dsc_8075-31462.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'51ef1c4be4f24', 'cd_midia':31457, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/07/23/dsc_8075-31457.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': 'novas ambulancias', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '380', 'cd_midia_h': '252', 'align': 'Left'}O Espírito Santo acaba de receber quinze ambulâncias para reforçar a frota da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e dos municípios, em um investimento de R$ 1,8 milhão em recursos próprios. Além disso, oito ambulâncias 4×4 foram anunciadas, utilizadas pelo Samu 192 para remoções em locais de difícil acesso.

Dos 15 veículos adquiridos, seis serão direcionados exclusivamente para os Hospitais Estaduais Infantis de Vitória e Vila Velha, Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, Unidade Integrada Jerônimo Monteiro, Hospital Estadual São José do Calçado e para o Centro de Reabilitação Física da Sesa (Crefes), em Vila Velha. As ambulâncias serão usadas no transporte inter-hospitalar.

As outras nove fortalecerão o atendimento médicos dos municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Brejetuba, Dores do Rio Preto, Mucurici, Pedro Canário, Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado. Nesses casos, a ambulância poderá ter utilidade no transporte de pacientes para exames fora da cidade de origem e também em remoções para estabelecimentos de saúde.

“É uma alegria fazer uma entrega tão importante aos hospitais. É o caminho mais adequado. Agora, começaremos a atender os municípios, aumentando a possibilidade de salvar vidas”, disse o governador do Estado, Renato Casagrande.

Samu 192

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/07/23/1_dsc_8103-31466.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'51ef1c4c4d7c9', 'cd_midia':31458, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/07/23/dsc_8103-31458.jpg', 'ds_midia': 'novas ambulancias', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': 'novas ambulancias', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '232', 'align': 'Right'}As oito ambulâncias recebidas pelo Samu 192 no estado capixaba foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) e tem o valor de R$ 149 mil cada uma. Todos os veículos são pick-ups 4×4 com baú adaptado para remoção de pacientes em situação de enchentes, enxurradas, alagamentos, estrada de terra, entre outros.

“É um recurso próprio do Estado, que atenderá cinquenta por cento do Espírito Santo. A prioridade são nove municípios, onde vários deles tem ambulâncias sucateadas e até mesmo não possuem hospitais. Ao serem emplacadas, as cidades farão a manutenção do veículo”, explica Secretário do Estado da Saúde (Sesa), José Tadeu Marino.

Três estão em funcionamento nos municípios de Fundão, Anchieta e Marechal Floriano, substituindo os modelos convencionais; duas se encontram de prontidão na base central, em Vitória – podem ser usadas em casa de impedimento temporário de outros carros; e três, são reservas técnicas para ocasiões de manutenção.

Apesar do investimento na área da saúde, alguns trabalhadores e membros do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaudeprev), não estão satisfeitos com suas condições de trabalho. “Queremos que o Governo negocie. Economia salarial, ticket alimentação, plano de carreira e aumento salarial. Não recebemos reajuste há anos, e, além disso, estão terceirizando os serviços da ambulância”, afirmou a técnica de enfermagem e membro do Sindsaude Elaine Mauro, 44.

(por Lívia Meneghel – [email protected])

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas