Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Espírito Santo passa a ser área com recomendação permanente de vacinação contra febre amarela

vacina_contra_febre_amarela-214628

Os recentes casos de febre amarela registrados no Espírito Santo farão com que o Estado se torne uma das áreas do Brasil com recomendação permanente de vacinação contra a doença. Isso significa que quem deseja conhecer o Estado deverá tomar a vacina, bem como os moradores.

A recomendação aconteceu durante o 1º Fórum de Coordenadores Estaduais de Imunizações, que aconteceu em Brasília nos dias 6 e 7 de junho, onde participaram coordenadores estaduais de imunizações e representantes das secretarias municipais de saúde de todas as unidades federativas, além de representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Na programação foi discutido a situação da febre amarela no país, as medidas de prevenção, e ainda as dificuldades e os desafios enfrentados pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo.

A expectativa é que a partir do momento em que for finalizado o plano de ação entre Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ainda este ano, o Estado se torne área com recomendação permanente para a vacinação. A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo, explicou que até dezembro de 2016 o Espírito Santo não tinha recomendação de vacinação contra febre amarela, mas que devido à atual situação epidemiológica do Estado, a recomendação (temporária) foi adotada.

“A importância de passarmos a ser uma área com recomendação permanente de vacinação contra a febre amarela é que a vacina ficará disponível na rotina de imunização nas unidades de saúde, ou seja, todas as crianças que completarem nove meses de idade serão vacinadas contra a doença. Isso contribuirá para que no futuro, caso tenhamos novamente epizootias (morte de macacos), como aconteceu em 2017, a população estará vacinada, evitando a necessidade de ações de vacinação em massa, pois já teremos realizado a ação preventiva”, destacou Danielle.

Vacinação

O esquema para vacinação contra febre amarela é de uma dose, tanto para adultos quanto para crianças. Os indivíduos devem receber a vacina a partir dos nove meses de idade e estarão protegidos para o resto da vida.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.

Até o dia 26 de maio, 82 mortes por febre amarela foram confirmadas no Espírito Santo neste ano. Outros 20 casos de óbito são investigados.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas