Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

Espírito Santo não tem casos de sarampo registrados, diz o Ministério da Saúde

vacinaO Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira (18) as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no Brasil. Até o momento, o Espírito Santo não registrou nenhum caso da doença.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença: em Roraima e Amazonas. No entanto, eles não estariam relacionados à importação. Segundo órgão federal, isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8)  identificado, que é o mesmo em circulação na Venezuela.

Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 17 de julho, foram confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas, dos quais 2.529 permanecem em investigação e 147 foram descartados. O estado de Roraima confirmou 216 casos da doença, 160 continuam em investigação e 38 foram descartados.

Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio Grande do Sul (8); e Rondônia (1). Até o momento, o Rio de Janeiro informou ao Ministério da Saúde, oficialmente, 7 casos confirmados. O Ministério da Saúde afirmou que permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao Estado. Disse ainda que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.

Campanha nacional de vacinação

Entre os dias 6 e 31 de agosto, será o realizado o Dia Nacional de Vacinação contra o sarampo. O chamado dia D acontece no dia 18. O público-alvo são as crianças de 1 ano a menores de 5 anos. A meta de vacinação para eliminar a doença é de 95%. Em 2017, dados preliminares apontam que a cobertura no Brasil foi de 85,21% na primeira dose (tríplice viral) e de 69,95% na segunda dose (tetra viral).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas