Dólar Em baixa
5,119
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,119

Espírito Santo lança sistema para avaliar políticas públicas

O programa Amigos do Zippy foi avaliado na fase experimental do monitoramento (Foto: Divulgação/Governo)
O programa Amigos do Zippy foi avaliado na fase experimental do monitoramento                                                            (Foto: Divulgação/Governo)

Medir a eficácia e apontar caminhos para melhorar as ações do Governo voltadas à população capixaba. Com esse objetivo, será lançado nesta quinta-feira (5), no Palácio Anchieta, em Vitória, o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas.

Por meio dessa ferramenta, será possível aprimorar as políticas públicas, institucionalizar o monitoramento e avaliação dessas políticas de forma coordenada e articulada no ciclo orçamentário, além de melhorar o gasto público. Programas, ações e projetos desenvolvidos pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, terão acompanhamento com o intuito de identificar medidas corretivas.

gabriela lacerdaEm outras palavras, uma equipe multidisciplinar de servidores de diversos órgãos e secretarias estaduais irão acompanhar a execução de políticas em diversas áreas, como educação, saúde e meio ambiente, para medir sua eficácia. “Uma campanha de vacinação, por exemplo. Vamos avaliar não só o número de pessoas imunizadas, mas também o real benefício trazido pela vacina e se o gasto pago por ela compensou”, explica a diretora presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Gabriela Lacerda.

O Sistema de Monitoramento e Avaliação será formado por uma Comissão de Análise Estratégica, responsável por selecionar anualmente as políticas públicas a serem avaliadas, um Núcleo de Monitoramento e de Avaliação de Políticas Públicas (que acompanhará a execução do monitoramento) e órgãos finalísticos, como a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) que utilizará os dados na elaboração e revisão do orçamento anual.

Participam do desenvolvimento do sistema 40 servidores estaduais da SEP, das secretarias estaduais de Governo, de Desenvolvimento, de Educação, da Saúde e de Gestão e Recursos Humanos. O Núcleo de Monitoramento e de Avaliação de Políticas Públicas e da avaliação e será coordenado pelo IJSN.

Avaliações já realizadas

Alguns programas no Espírito Santo já passaram por monitoramento e avaliação. Na área da Educação, por meio de pesquisa, foram avaliados os resultados de um programa voltado para o desenvolvimento socioemocional dos alunos: o ‘Amigos do Zippy’, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. A avaliação de impacto experimental envolveu quase 40 escolas e mais de oito mil e quatrocentos alunos.

O projeto Labor@arte, voltado para jovens na área de economia criativa, também foi avaliado, em parceria com o CLEAR/FGV e INSPER, e isso permitiu adequações ao programa. Essas e outras avaliações são feitas para monitorar as políticas públicas, identificar se elas estão sendo eficazes e trazendo o resultado esperado. Uma das metas do Governo é garantir cada vez mais que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas