Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Espírito Santo é rota das Baleias Jubartes; passeio leva visitantes para observação

Sem título4Baleias da espécie Jubarte com 16 metros de comprimento, 40 toneladas, há 100 metros de distância. Já imaginou? Isso está sendo possível aqui no Espírito Santo. O Projeto Amigos da Jubarte vem realizando pesquisas, registrando e monitorando o desenvolvimento da atividade delas de forma sustentável na costa capixaba. No último fim de semana, 110 pessoas puderam observar o espetáculo da natureza a 10 milhas náuticas (cerca de 18 km das águas de Vitória).

Segundo o oceanógrafo e coordenador de pesquisa do Projeto Amigos da Jubarte, Paulo Rodrigues, o projeto existe desde 2014, mas o apoio só saiu em 2017. A ideia veio das informações de pesquisas do Instituto Baleia Jubarte, que observou a concentração dos mamíferos na costa capixaba. O ES é rota de chegada e permanência delas, após uma viajem de 4 mil km iniciada na Antártida.

“Elas vão para se alimentar e voltam aqui para se reproduzir. São brasileiras. Começam a chegar entre junho e novembro, depois migram de novo. É o momento que podemos observa-las. Fora desse período, podemos ver golfinhos e outras baleias. Mas eles são muito menos exibicionistas que as Jubarte”.

Rodrigues explicou que o principal objetivo do projeto é fazer pesquisas, realizar diagnósticos das baleias no ES e fomentar que a atividade ocorra de forma responsável, respeitando as normas. Entre elas, está a não aproximação das baleias a menos de 100 metros com o motor engrenado para evitar que ela, curiosa, possa se acidentar. Também não é recomendado se aproximar de forma rápida, para não assustá-las.

“Tem que acontecer pela lateral e sem fazer mudanças bruscas do barco; E Não persegui-las por trás; não ficar mais que 30 minutos com um grupo para não causar estresse. Elas se encontram por posições sociais: sozinhas, em trios e grupos com até mais de 10 baleias”.

Outro objetivo apontado pelo oceanógrafo está em concentrar e divulgar dados científicos relacionados as baleias, de uma forma que as pessoas possam entender e desenvolver o turismo sustentável de baleias. Esse é instrumento principal contra a caça comercial.  “Sabemos que elas chegaram a ser menos de 1000. Mas atualmente, estimamos que estejam em 20 mil no Brasil inteiro. A maioria delas passa pela costa do ES. Vem pelo oceano aberto e encostam aqui”.

Sem títuloEm um trajeto de ida dura aproximadamente uma hora, é possível começar a avista-las. O coordenador explica que qualquer um pode fazer o trajeto, basta tomar um remédio contra enjoo antes e descansar bem. As viagens são realizadas por agências de turismo, que contratam as embarcações. Em média, elas comportam de oito a 20 pessoas. Os pontos de saída dependem do pacote, mas geralmente são o Píer de Iemanjá, em Jardim Camburi; e Píer dos Pescadores, na Enseada do Suá. Ao todo, são quatro horas de passeio (das 7h ao 12h), que custa a partir de R$ 200.

O coordenador diz que os métodos que respeitam a distância são presenciados com a aproximação delas, verdadeiros monstros de tamanho, mas muito dóceis e que não atacam. Um pesquisador participa de todo o passeio, que se torna informativo. “Podemos observar o comportamento de saltos e batidas das nadadeiras. Parecem agressão mas na verdade é comunicação pra mostrar interação entre elas”.

Disse ainda que o projeto vai desenvolver educação ambiental nas escolas a partir de setembro. Além disso, o espaço Baleia Jubarte está sendo montado na Praça do Papa, na Enseada do Suá, para receber visitantes. “Antes do passeio eles terão palestras, matérias informativos sobre a rota da baleia no Estado”, finalizou.

Serviço

 Observação das Baleias Jubarte no ES

 Contato: www.queroverbaleia.com / www.amigosdajubarte.com.br / [email protected]

 Valor: a partir de R$ 200 (entrar em contato para saber todos os detalhes)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas