Dólar Em baixa
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,148

Espetáculo de dança “Moquear: Sem Receita” tem ensaio aberto ao público

Foto: Luara Monteiro

Foto: Luara Monteiro

Todo capixaba sabe o que é uma moqueca. O que talvez nem todos conheçam é a origem desse nome. O termo “moquear” trata de uma técnica de cozimento indígena em que os alimentos são preparados no caldo dos próprios ingredientes. Essa mistura tipicamente brasileira e muito presente no litoral é utilizada como uma referência simbólica no espetáculo de dança “Moquear: Sem Receita” para fazer um resgate sociocultural da formação de nossos povos, mais especificamente da população que manifesta em seus corpos a ancestralidade negra e indígena. O espetáculo tem Ensaio Aberto no dia 9 de fevereiro (sábado), às 19h, no Centro Cultural Eliziário Rangel (Serra), com entrada gratuita. Logo após a apresentação, o público poderá participar de um bate-papo sobre o trabalho.

Neste solo, a artista Yuriê Perazzini, com direção de Ivna Messina e dramaturgismo de Alexsandra Bertoli, faz um paralelo entre a receita que representa uma identidade cultural e os corpos brasileiros, buscando desvendar quais são os ingredientes que a compõem como mulher brasileira com ascendência indígena-negra-europeia. Em cena, Yuriê traz as linguagens que fazem parte de sua trajetória artística – as danças urbanas, a capoeira, as danças populares e as danças afro-brasileiras – para tentar responder à sua inquietação: com quantos corpos se faz uma moqueca?

Através da dança, em “Moquear: Sem Receita”, são abordadas questões como o racismo, a objetificação da mulher, a dualidade entre colonização e descolonização e a violenta mistura de etnias que compõem o povo brasileiro.

“O início do projeto se deu no terreiro da Igreja Reis Magos, localizada em Nova Almeida, Serra, cenário de violência contra os povos indígenas e negros escravizados. Seguimos pesquisando pontos de interesse, como as telhas feitas nas coxas dos escravizados, a contraposição de conhecimento científico à oralidade, o olhar romântico e ao mesmo tempo colonizador do indianismo, a violência contra as minorias e os rastros que configuram corpos brasileiros deixados pela influência (genética ou não) de negros, indígenas e europeus”, aponta Yuriê.

O espetáculo tem estreia prevista para o segundo fim de semana de março.

SERVIÇO – DANÇA

Ensaio Aberto do espetáculo “Moquear: Sem Receita”

Um solo de Yuriê Perazzini com direção de Ivna Messina

> Dia 9 de fevereiro (sábado), às 19h, no Centro Cultural Eliziário Rangel (Rua Gonçalves Dias, 1089-1193, São Diogo I, Serra).

Classificação: Livre

Entrada gratuita.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas