Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Especialista ensina como se livrar das dividas de 2017 e ter um novo ano tranquilo

Foto: Divulgação / Pexel
Foto: Divulgação 

O ano de 2018 já começou, mas tem muita gente preocupada ainda com as dívidas de 2017. Sem contar os clássicos sustos de inicio de ano como IPTU, IPVA, matrícula, material escolar. Com tantos gastos fica até difícil pensar em investimentos como carro novo, casa, viagem etc. Mas calma! Nem tudo está perdido. Ainda há tempo de se despedir das contas e salvar o novo ano.

Com o período de crise no país, muitas pessoas se enrolaram nas dívidas e não sabem o que fazer. O especialista em finanças e doutor em Contabilidade, Fernando Galdi, dá algumas dicas para quem quer sair do vermelho, e escrever um novo 2018.

O primeiro passo é renegociar suas dividas com os bancos. E isso pode ser na própria agência ou até em outro banco – empresa. Esse novo recurso, ainda pouco conhecido, é a Portabilidade de Crédito que pode ser solicitado no banco que você tem a divida. Através desse mecanismo é possível transferir seu débito para um banco que tenha possibilidades mais vantajosas de parcelamento, e taxas de juros menores.

Para entrar em 2018 mais tranquilo, o professor afirma que a principal dica é se planejar. É necessário listar as receitas e despesas de cada mês e ver como fica a situação financeira de cada período. Se faltar dinheiro para alguns meses, fique tranquilo, ainda não é motivo para desespero. É possível que janeiro seja um desses meses, devido aos gastos extras comuns de inicio de ano. Nesses casos é válido fazer um empréstimo para por as contas em dia, e quitar a divida nos meses que estiverem mais tranquilos.

Se sobrou dinheiro, ótimo! Invista para ter retorno. Os mais indicados são os investimentos de baixo e médio risco como os títulos do tesouro ou fundos de multimercado. Uma boa dica para se planejar melhor são os aplicativos como o Guia de Bolso, Minhas Economias, Money Care ou Toshl Finance.

Planejar para realizar

Se você está com as contas em dia e planeja realizar o sonho da casa própria, carro, viagem, ou qualquer outro que demande um alto custo, além do planejamento pode ser feito também um corte de gastos, ou o aumento da receita. Trocar o almoço no restaurante pela marmita levada de casa parece pouco, mas faz uma boa diferença no orçamento.

É possível também gerar uma renda extra, através do investimento em um curso de qualificação profissional ou dedicando o tempo livre a trabalhos autônomos, como motorista de aplicativo de trânsito. É importante lembrar que a organização e o planejamento deve ser uma atividade constante, para garantir que o equilíbrio financeiro também seja constante, e 2019 chegue bem mais tranquilo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas