Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,204

Escolas da Prefeitura de Linhares terão internet wi-fi até o final deste ano

 

escola linharesA Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Educação, através do Programa de Inovação Educação Conectada, lançado no final de 2017 pelo Ministério da Educação, leva o acesso à internet de alta velocidade a 102 escolas que integram a rede municipal de ensino infantil (Ceims) e fundamental (Emefes), beneficiando quase 25 mil alunos e 4 mil profissionais de educação do município. A medida, já adotada em todas as Emefes do município, garante a instalação de equipamentos que possibilitarão o acesso gratuito à rede mundial de computadores, inserindo a tecnologia ao ambiente de educação como ferramenta pedagógica de apoio à educação básica.

Os gestores das unidades de ensino foram os responsáveis pela adesão ao programa, que instalará a internet nas escolas. Por questões de logística, 20 escolas da zona rural começarão a ter acesso à tecnologia no início do próximo ano, em 2019.

O programa faz parte do movimento de modernização da educação municipal que, além de ampliar o acesso à internet nas escolas, prevê a formação de gestores e professores da rede pública para orientar o uso das novas tecnologias. “A adesão ao programa demonstra avanços no setor e promove a possibilidade de ampliar o planejamento e as ações no processo educativo. A tecnologia está presente no cotidiano de todos e no ambiente escolar é uma ferramenta de grande importância, auxiliando nas pesquisas e acessos a informações atualizadas”, destacou a secretária Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

A adesão ao Programa de Inovação Educação Conectada atesta esse caminho trilhado e de acordo com o prefeito Guerino Zanon é mais um avanço, mais uma conquista para a educação do Município. “É mais um projeto importante que trazemos para Linhares, que com certeza trará grandes avanços no trabalho diário dos professores, enriquecendo as aulas e consolidando ainda mais a qualidade da Educação oferecida no Município”, destacou. Para o prefeito, “o uso de tecnologia em sala de aula permite o acesso a materiais diversificados, motiva professores e alunos, auxilia na consolidação do aprendizado e prepara os alunos para as profissões do futuro”, completou.

Diálogo

O programa desenvolvido em Linhares passou por identificação, constantes diálogos e elaboração do Plano Local de Inovação, que desenhou a realidade educacional do município, mobilizando os gestores para adesão ao projeto. “Buscamos nesse processo as possibilidades positivas e de sucesso atribuídas ao uso da tecnologia na educação, como forma de comprovar o quão necessária é a conexão dos gestores, professores, coordenadores e pedagogos, para uma melhor aproximação da vivência contemporânea dos alunos”, pontuou Andréia de Carli Giacomin, responsável técnica da Secretaria Municipal de Educação.

A Rede Municipal de Ensino, dentro do que estabelece o Programa Educação Conectada trabalha para execução de ações atualizadas para adequação da realidade ao que dispõe projeto. Segundo Marcela Ruy Santana os principais dispositivos as atividades envolveram processos de acompanhamento, orientação e elaboração de um plano de ação.

“Foi elaborado um Plano de Ação 2019 da Secretaria Municipal de Educação com ações e estratégias para implantação do programa. Houve planejamento, orientação e acompanhamento dos gestores para elaboração do Projeto Político Pedagógico das escolas e definição dos perfis profissionais para inserção da tecnologia educacional que contará com investimento em formação e infraestruturas”, declarou a também técnica responsável pelo programa no âmbito Municipal.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas