Dólar Em baixa
5,201
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,201

ES terá oito pontos de recarga para veículos elétricos em 2019

edp2Até o primeiro trimestre de 2019, o Espírito Santo vai contar com oito pontos de recarga de veículos elétricos distribuídos em todo estado. Dois deles em Vitória e outros seis distribuídos em todo estado.

A instalação será feita por uma parceria firmada entre a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), e a EDP Escelsa, que irão investir um valor de R$ 350 mil para a distribuição dos postos de abastecimento.

A parceria irá financiar os sete pontos que devem estar instalados até o primeiro trimestre do próximo ano. O oitavo já está instalado, foi inaugurado em frente à sede da EDP na Enseada do Suá e deve funcionar em horário comercial.

Os outros pontos serão instalados em locais de livre acesso ao público. O uso não terá restrições ou limitações de data, dia da semana ou horário. Nos seis primeiros meses, o serviço será oferecido gratuitamente aos consumidores visto que, a Agância Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê a possibilidade de livre negociação de valores. Após este período piloto, será estudado um valor de custeio.

O tempo de recarga dos veículos devem ser de no máximo 1h30min, representando carregadores de modelo rápido, que são capazes de carregar 80% em 30 min, e semi-rápidos, que carregam em 1h30min. Serão dois rápidos em Vitória e seis semi-rápidos distribuídos nos outros pontos que ainda não foram escolhidos.

Segundo o diretor da EDP Escelsa, Fernando Saliba, isso representa um crescimento para o Espírito Santo, que pode incentivar o uso dos veículos elétricos pelo capixaba.

“Ele é inspirador e motivador para que as pessoas possam ter os carros elétricos. Vai permitir que os consumidores capixabas e os que estão dentro do estado do Espírito Santo possam se deslocar abastecendo em um desses postos, podendo se deslocar em todo estado do Espírito Santo em qualquer um dos municípios”.

Os veículos elétricos atualmente representam uma frota ainda muito baixa. Apenas oito totalmente elétricos estão em uso no Estado. Outros 800 são híbridos.

Para Léo de Castro, presidente da Findes, mesmo ainda tendo poucos veículos elétricos no estado, isso é fundamental pois esse tipo de tecnologia está ganhando escala em velocidade muito grande.

“É muito importante trabalhar em prol das cidades com inovação, tecnologia, cidades sustentáveis e esse projeto conecta com esse objetivo”, ressalta o presidente da Findes.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas