Dólar Em alta
5,149
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,149

ES recebe especialistas em educação a partir desta sexta-feira (02)

Pesquisadores, autores de livros, professores e pais de alunos irão debater novos métodos de ensino, abordagens nas salas de aula e repensar o modelo de educação no país. O encontro será no BRINCAR 2017, o maior congresso sobre educação infantil e séries iniciais do estado que acontece neste final de semana, em Guarapari. As inscrições do congresso são limitadas.

Durante três dias a cidade saúde também será a cidade da educação.  Os convidados são referências de várias regiões do Brasil. Profissionais que desenvolveram pesquisas e criaram métodos inovadores que facilitam o aprendizado dos alunos. Alguns conhecidos até internacionalmente, como o pesquisador paulista César Nunes. César é autor de 26 livros e escreveu dezenas de artigos para revistas especializadas. Ele abre o BRINCAR 2017 com um tema ainda bastante delicado para pais e professores, sexualidade na sala de aula.

Profissionais buscam novos métodos de ensino

A professora capixaba Ana Pravato também está entre os convidados. Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia, Ana destaca que identificar as dificuldades de aprendizagem ainda é uma deficiência de professores da educação infantil. Para Ana, o BRINCAR será uma grande oportunidade para trocar experiências.

“Temos que garantir que as crianças em sua etapa de desenvolvimento sejam melhor assistidas. Juntos, vamos identificar os sinais que indicam a dificuldade em aprender. Podemos elaborar estratégias por meio do brincar, do lúdico, da vivência infantil para que a criança tenha prazer em aprender”, explicou a professora Ana Pravato.

Alfabetização, dificuldades com matemática, como os professores podem melhorar o desempenho nas salas de aula e a importância da primeira infância são outros temas que serão discutidos no congresso, mas o BRINCAR terá ainda muito mais.

Música como instrumentos de ensino

Quando o assunto é inovação, o arte-educador João Collares é outra referência que virá ao estado. O professor musicaliza histórias que reúnem as disciplinas de ciências naturais e geografia. João Collares dá aulas tocando algum instrumento, o acordeom é o preferido. Ele acredita que através da arte e da música a educação no Brasil pode ser mais eficiente.

“O Brasil ficou 37 anos sem música na educação. Os diretores e professores precisam acordar para a importância da arte nas escolas. Precisamos usar a linguagem adequada para que as crianças possam entender”, comentou o arte-educador João Collares.

João Collares é acordeonista por formação, trabalhou em várias escolas com alunos do maternal à faculdade. Essa será a segunda edição do congresso que já é considerado o maior sobre educação e o mais importante do Espírito Santo.  A novidade esse ano é a participação dos pais de estudantes. O Brincar será entre os dias 02 a 04 de junho, no SESC de Guarapari (ES). As inscrições podem ser feitas pelo site, as vagas são limitadas. Todos os participantes terão certificado registrado por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas