Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

ES pretende imunizar mais de 218 mil crianças contra a paralisia infantil

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/06/04/1_p__lio_reprodu____o_da_web-23148.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'51ae6a59f1870', 'cd_midia':23146, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/06/04/p__lio_reprodu____o_da_web-23146.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Reprodução da web', 'ds_midia_titlo': 'poliomelite', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '275', 'cd_midia_h': '183', 'align': 'Left'}No próximo sábado (08), o “Dia D” de vacinação contra a Poliomielite, também chamada de paralisia infantil, dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite. No Espírito Santo, mais de 218 mil crianças de seis meses e menores de cinco anos devem ser vacinadas até o dia 21 de junho, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A doença já está erradicada no país, mas mesmo assim as campanhas de mobilização acontecem anualmente para lembrar a população sobre a importância de levar os pequenos para tomarem as gotinhas. “Embora a poliomielite não seja registrada há mais de 20 anos no Brasil, não podemos descuidar pois ainda existe a possibilidade de reintrodução do vírus, que ainda circula em alguns países da Ásia e África”, afirma a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Martina Zanotti.

A vacina é rápida e indolor: são apenas duas gotinhas via oral. No Estado, a vacinação acontece em todos os municípios, a partir das 8 horas, e os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação da criança.

Confira abaixo, mais detalhes sobre a Poliomielite:

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/06/04/1_polio_1-23153.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'51ae6adfe04a0', 'cd_midia':23152, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/06/04/1_polio_1-23152.jpg', 'ds_midia': 'polio1', 'ds_midia_credi': ' Reprodução da web', 'ds_midia_titlo': 'polio1', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '300', 'cd_midia_h': '199', 'align': 'Right'}O que é? A Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos pelo contato direto com secreções expelidas pela boca ou pelas fezes de pessoas infectadas, podendo provocar ou não a paralisia. Ela já foi praticamente erradicada no mundo, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia.

Quais os sintomas? Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da poliomielite não apresenta sintomas. Quando existem, os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção, e os mais comuns são fraqueza muscular, cansaço intenso, febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite.

Como tratar? Não há tratamento específico para a doença, mas alguns cuidados são indispensáveis para controlar as complicações e reduzir a mortalidade. Entre eles destacam-se:

– Repouso absoluto nos primeiros dias;

– Mudança frequente de posição do paciente na cama, que deve ter colchão
firme e apoio para os pés e a cabeça;
– Tratamento da dor, febre e dos problemas urinários e intestinais;
– Atendimento hospitalar nos casos de paralisia ou de alteração respiratória;
– Acompanhamento ortopédico e fisioterápico.

Fique atento!

A falta de saneamento básico (água encanada, tratamento de esgoto, etc.) e de higiene são as principais causas de transmissão do vírus da Poliomielite. Então, lave sempre as mãos, principalmente antes de cozinhar, comer e após usar o banheiro, e beba água tratada.

Fonte: com informações do site www.drauziovarella.com.br

(por Jheniffer Sodré – [email protected])

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas