Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Enxugando a máquina: projeto para votar corte de cargos

por Paulo Cesar Dutra

Com um quadro atual de cerca de 600 funcionários, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) deve diminuir seu efetivo para 500 em 2018. Os dados são do presidente da Associação dos Servidores do Incaper (Assin), Edgar Antônio Formentini que usou o Grande Expediente da sessão ordinária da Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES  da última quarta-feira (06) para falar dos desafios do instituto. Ele foi indicado pelo (ex ) deputado Padre Honório (PT).

De acordo com Formentini, o quadro ideal para atuar em todas as regiões do Estado seria de 900 funcionários, o que preocupa, já que no próximo ano cerca de 100 servidores devem se aposentar. “Conclamamos os deputados para entrarem com a gente nessa luta para que possamos reverter essa situação”, afirmou.

O presidente da associação informou que cerca de 70 mil agricultores ainda não conseguem ter o acesso ideal à assistência técnica oferecida pelo instituto, por conta da defasagem no efetivo. Ele também chamou a atenção para a situação salarial dos servidores. “Estamos numa situação delicada, nosso plano de saúde subiu 80% e os nossos salários estão congelados há quatro anos”, disse.

Formentini solicitou um investimento forte em crédito e extensão rural para evitar o que ele chama de “sucessão rural”, que consiste na vinda dos filhos de agricultores familiares para a cidade atrás de oportunidades, com a escassez de oferta de trabalho no campo. “Se isso acontecer vamos observar uma queda brusca na oferta de alimentos, já que 70% da comida que se consome no Espírito Santo vem da agricultura familiar”, finalizou.

Lula em 2º plano
Por estar trabalhando muito e sem tempo para comer pão com mortadela e ganhar R$ 50,00 para balançar bandeiras para o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), o único prefeito do PT no Espírito Santo, Alencar Mirim, do município de Barra de São Francisco, não participou dos atos público de Lula nos últimos dias 4 e 5, aqui no Estado. Justificou que tinha compromissos inadiáveis. Mirim é trabalhador de verdade!

Vão homenagear o PH
Há uma informação, ainda não oficializada, que os estudantes de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, vão fazer uma homenagem ao governador Paulo Hartung (PMDB) por ter vetado a lei do deputado Euclério Sampaio (PDT) que proibia exposições artísticas ou culturais com “teor pornográfico” em espaços públicos. Na homenagem, com censura livre, todos vão tomar banho de mangueira no espaço público do Centro de Artes da Ufes.

Tiririca renunciou, e o Amaro Neto!
O deputado federal e palhaço Tiririca (PR-SP) anunciou na última quarta-feira, dia 6, sua despedida do Congresso Nacional, mas cumprirá o seu mandato até início de 2019. Ele pensou, que “corrupção no Congresso” fosse ‘palhaçada”, mas, pela ignorância dele, demorou quase oito anos para entender que ‘é verdade”. Agora tem muita gente preocupada com o deputado estadual capixaba, Amaro Neto (que trocou de tantos partidos que nem sei se continua no SD), se vai tomar o mesmo destino. É que 19 deputados estaduais manifestaram apoio, assinado por eles, à candidatura de Amaro ao Senado. Só, que por ser mais inteligente que o Tiririca, três depois entendeu que aquela manifestação não lhe dá o mandato de senador. Ele vai ter que ir para a convenção e ser votado! Foi só uma piada!

Candidato no RJ em 2018
Noooosaaaa! Agora que entendi porque o governador Paulo Hartung (PMDB) deseja ser candidato a governador no Rio de Janeiro em 2018. Com tantas fontes, e abundantes, ninguém morre de sede no Rio! (rimou).

Capital Estadual da Cachaça, hic, hic
O município de São Roque do Canaã (onde os rios, córregos e cachoeiras secaram), vai receber da Assembléia Legislativa do Espírito Santo-ALES o título de “Capital Estadual Da Cachaça”. Como a proposta é de autoria da deputada Janete de Sá, um gaiato disse “tem sentido”. Não me perguntem por que! Eu nem bebo! Água!

Correção de débitos trabalhistas
O Supremo Tribunal Federal – STF julgou improcedente a ação da Federação Nacional de Bancos – Fenaban contra a decisão do Tribunal Superior do Trabalho – TST que alterou a base de cálculo de débitos trabalhistas. A Corte trabalhista adotou, em 2015, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial – IPCA-E para a correção dos débitos no lugar da Taxa Referencial Diária – TRD, a qual considerou inconstitucional. Na ação movida pela Fenaban, os trabalhadores que pleiteavam a manutenção da decisão do TST.

Corrupto no cargo de governador
O governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) torna-se réu no Supremo Tribunal de Justiça – STJ por supostamente receber propina da Odebrecht. A decisão da Corte Especial foi unânime a partir do voto do relator Herman Benjamin. Como os fatos são relativos a quando Pimentel era ministro do Desenvolvimento, ele não será afastado, por ora, do governo mineiro.

Adeus de Salomão
Surpreendendo a todos os colegas, o ministro Luis Felipe Salomão anunciou publicamente ontem sua saída da Comissão de Regimento Interno do Supremo Tribunal de Justiça – STJ. Apesar da insistência de Noronha e da lamentação da ministra-presidente do STJ, Laurita Vaz, Salomão não mudou de ideia: “Já dei minha contribuição”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas