Dólar Em alta
5,077
11 de maio de 2024
sábado, 11 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Enivaldo quer CPI para investigar “Máfia do Lixo no Estado”

Foto: Reinaldo Carvalho
Foto: Reinaldo Carvalho

As repetidas denúncias de irregularidades envolvendo empresas e contratos para coleta de lixo municipais são o alvo do mais novo pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia, a CPI da Máfia do Lixo,  protocolado na manhã desta quarta-feira (23) pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), com o apoio dos demais deputados da Casa.

“Temos recebido permanentemente e acompanhado no Tribunal de Contas, denúncias relacionadas à coleta de lixo. Examinando esses documentos, dá pra perceber que temos uma ‘Máfia do Lixo’ no Espírito Santo, onde empresas montaram um cartel para ter condições regionais de escolher setores e superfaturar contratos de lixo”, disse Enivaldo, que questionou, na última semana, a demora do Ministério Público do Estado em receber a denúncia feita por vereadores da cidade de Fundão contra a empresa prestadora de serviços de limpeza na cidade.

O deputado levantou suspeita de irregulares em João Neiva, São Mateus  e na Capital. “Até aqui em Vitória, onde não gostam que fale, eles molham os canteiros em dia de chuva porque no contrato tem que molhar para receber”, disparou.

Com caráter amplo, a nova CPI também pretende apurar contratos de recebimento de lixo, cuja execução também foi abordada pelo autor da proposta em seu discurso. Uma das suspeitas de Enivaldo seria a má utilização de recursos públicos, por meio de contratos irregulares, com o intuito de financiar inclusive campanhas políticas.

Presente também em outros municípios do interior e da região metropolitana, o problema despertou a atenção do plenário, que terá o prazo de um ano para apurar denuncias e irregularidades semelhantes. “Isso tem em São Mateus, Serra, Cariacica, Vila Velha e em muitos municípios. Temos que saber porque esse serviço dominou tantas prefeituras. Tem gente que só disputa eleição para terceirizar lixo e se viabilizar financeira e politicamente”, concluiu Enivaldo.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas