Dólar Em alta
5,005
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,005

Engenheiro de Santa Maria de Jetibá morre com suspeita de febre amarela

rogério machado2

Um engenheiro, morador de Santa Maria de Jetibá, região serrana do Estado, morreu com suspeita de febre amarela. Rogério Machado estava internado no Hospital Bezerra de Farias, em Vila Velha, e faleceu às 22h da última segunda-feira (3).

Segundo o engenheiro Edeilson Soares, enteado da vítima, Rogério Machado não sentia fome, apresentou febre, dores de cabeça/costas, diarreia e vômito no último dia 23. Ele procurou ajuda em um Pronto Atendimento (PA) do bairro Vila dos Italianos, onde morava, e em um hospital particular. Foram mais de oito idas e vindas realizando exames de urina e ultrassonografia. Seis dias depois, no dia 29, ele voltou a se queixar de dores no corpo e defecava sangue.

“Ele era liberado porque suspeitaram de virose. Até que no sábado, pensaram ser dengue. Quando chegou ao hospital ele já foi imediatamente transferido e internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) no Bezerra de Farias com hemorragia e anemia hepática. Lá fizeram vários exames que comprovaram a suspeita de febre amarela. Às 22h de segunda-feira (3) ele não suportou e faleceu. Mas os exames que confirmam a doença só ficam prontos daqui a três meses”, explicou.

Segundo Soares, a vítima não estava vacinada, tinha uma empreiteira, e viajava semanalmente para Serra e Domingos Martins. Passava dias, semanas e até meses fora de casa. A última viagem foi para Vila Velha, onde ele ficou por duas semanas. “Não esperávamos por isso. Estamos sem chão”, lamentou.

O engenheiro foi sepultado às 9h desta quarta-feira (5) no Cemitério Municipal de Santa Maria de Jetibá, centro do município. Ele era casado e deixa três filhos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que precisa receber do município a notificação do caso. O último boletim atualizado de febre amarela foi divulgado na segunda-feira (03), data em que foi concluída uma investigação. Dessa forma, ainda não é possível saber se o engenheiro integra a lista de casos suspeitos. Um novo boletim será divulgado na tarde desta quarta-feira (5).

Até a data citada (3), a Sesa informou que recebeu 417 notificações de suspeita de febre amarela; 101 notificações foram descartadas. Do total de 362 casos, 146 foram confirmados para febre amarela silvestre (transmissão na área rural).

Deste total, 43 casos evoluíram para óbito e o local de provável infecção foi: Muniz Freire (06), Brejetuba (04), Colatina (04), Irupi (03), Domingos Martins (03), Ibatiba (02), Itarana (02), Laranja da Terra (02), Pancas (02), Afonso Cláudio (02), Conceição do Castelo (02), Santa Maria de Jetibá (02), Venda Nova do Imigrante (02), São Roque do Canaã (01), Vargem Alta (01), Conceição da Barra (01), Cariacica (01), Iúna (01), Santa Teresa (01) e Aracruz (01).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas