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Enem se aproxima, e agora? Especialista dão dicas aos estudantes

prova-enemFalta menos de um mês para a realização do exame Nacional do Ensino médio (ENEM), que neste ano vai acontecer em dois domingos: 5 e 12 de novembro. Como os alunos se preparam o ano inteiro para realização do teste, essa reta final é um momento de muita apreensão, e o frio na barriga pode atrapalhar muito o desempenho dos estudantes. Por isso, a neurologista Michele Demuner e o professor Marcelo Krügerm, dão dicas valiosas para quem quer fazer boas provas.

De acordo com a neurologista, é um erro aumentar os estudos agora, pois o correto é dosar o tempo com uma boa noite de sono, lazer e a pratica de atividades físicas. “Agora é o momento de se tranquilizar e não abrir mão do lazer. Evitem aquelas revisões de ultima hora, pois elas podem atrapalhar a concentração. É preciso estar tranquilo e confiante, e um exercício que pode ajudar é o yoga”, afirma.

Michele Demuner alerta ainda quanto ao uso de estimulantes, como a cafeína e outros ainda mais fortes. “Não adianta exagero, não funciona e pode até prejudicar a saúde, provocando ataque cardíaco, arritmia e outras doenças. Ao invés disso, procure manter uma alimentação saudável e evite o consumo de gorduras”, declara.

enem_2Segundo o professor Marcelo Krüger, coordenador do ensino médio do Salesiano, não é mais momento de pensar em curso, mas na prova. Para isso, é necessário planejamento. “Os exames são longos e cansativos, que exigem leitura e interpretação. Por isso, é preciso se organizar para a prova. Muitos alunos se saem mal, não por não saberem o conteúdo, e sim por não se planejarem”, explicou.

Krüger aconselha que o estudo seja pontual. “Por meio de exercícios, o aluno pode descobrir quais os pontos das matérias em que precisa melhorar e pode, assim, direcionar seus estudos”.

Aprenda fazendo
Nessa retComo-estudar-para-o-ENEM-2017a final, o aluno pode – e deve – procurar as provas dos anos anteriores e tentar resolver as questões. Segundo Marcelo, existem na internet sites que oferecem simulados do Enem com questões semelhantes às do exame.

Os professores que preparam os alunos para as provas do Enem têm contato há anos com os temas das provas. O estudante pode buscar com eles o que cai mais na prova.

Ao realizar um simulado, o aluno deve cronometrar o tempo utilizado para responder as questões de cada conteúdo em preencher o gabarito, se precisa parar para se alimentar ou beber água e até quantas vezes precisará ir ao banheiro. Pode parecer que não, mas como o tempo de prova é contado, quanto mais planejar o tempo, mais segurança ele terá.

A reta final para a realização de um exame tão importante causa ansiedade, mas não vale deixar de comer ou dormir direito. A preparação mental é tão importante quanto os estudos!

Redação do Enem
A redação será no primeiro, no dia 5 de novembro, junto com as provas de linguagens, códigos e ciências humanas. No dia 12 de novembro será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. O candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto, a chamada intervenção, respeitando os direitos humanos. Também deve ser apresentada uma referência textual sobre o tema.

O participante deverá defender uma tese, ou seja, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.

O texto produzido na redação do Enem é corrigido por pelo menos dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Esses dois professores avaliam o desempenho do participante de acordo com as cinco competências: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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