Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Empresas capixabas abrem aos domingos para atender quem não tem tempo durante a semana

_DSC6063Em grandes centros do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a oferta de serviços todos os sete dias da semana, é algo normal. Mas na Grande Vitória a adesão pela abertura diária ainda é novidade. Não só shoppings, padarias, farmácias, bares e restaurantes, consultórios médicos, lojas de departamento, além de outros serviços encontraram até nos domingos uma maneira de atender bem a todos os clientes. Sobretudo o que não têm tempo durante a semana.

Há dois meses, a médica Gláucia Duarte decidiu oferecer os serviços de sua clínica de estética e rejuvenescimento de domingo a segunda. E a demanda tem sido grande: cerca de 20 pacientes somente aos domingos, recebendo também pessoas do interior capixaba.

“Estamos seguindo uma tendência nacional dos grandes centros. No meio de semana, a agenda das pessoas é muito corrida. Já no fim de semana não tem trânsito, não tem stress, o acesso fica mais fácil, e a pessoa chega mais relaxada, o que ajuda na resposta dos tratamentos. Além disso, nos fins de semana atendemos uma demanda grande de pessoas que vêm do interior procurando os serviços. Aproveitam a vinda da família para compromisso ou lazer, e fazem os procedimentos. Em alguns fins de semana chegamos a ter 40 atendimentos, entre sábado e domingo”, revela a médica, que já planeja incrementar os serviços.

“Adorei a novidade. Durante a semana eu conseguia até correr até aqui, mas sempre vigiando o tempo, preocupada com outros compromissos. Agora não, já tenho um horário com calma, a família não liga, o trabalho não preocupa. Foi a melhor coisa poder cuidar de mim no domingo”, avaliou a Bianca Kloss.

Comércio
Gerente de loja de móveis e decoração em Vitória, Harley Campos já trabalhou em outros pontos da marca em São Paulo e em alguns estados do Nordeste. E afirma que nestes lugares o domingo é um dos melhores dias de venda. Em Vitória, os clientes estão começando a entender a conveniência e conforto de se fazer compras aos domingos, quando a loja funciona das 10 às 19 horas.

“Entendemos que muita gente é atarefada durante a semana, e domingo acabou virando o dia de juntar a família para fazer as compras. Tentamos oferecer uma experiência bacana na loja, com estacionamento amplo, brinquedoteca para deixar as crianças e um bom café. Muita gente também vem do interior e aproveitam para passar na loja e comprar”, afirma o gerente.

Harley revela que, caso a loja não abrisse aos domingos, 12 a 15 funcionários teriam que ser demitidos. “Se outras empresas também abrissem aos domingos, seria importante para a economia do município. Muitas pessoas não vão comprar porque as lojas estão todas fechadas. Há três anos abrimos aos domingos. Tem gente que ainda não sabe e fica surpreso”.

Domingo sob demanda
Deosadina Sousa, conhecida como Dina, é proprietária de um salão de beleza e estética em Domingos Martins. Ela afirma que abre de domingo a domingo. Já são oito anos assim, e ela sabe bem as vantagens deste tipo de funcionamento: “O que me fez abrir aos domingos foi proporcionar um conforto maior para pessoas que não conseguem vir durante a semana ou nos sábados. Por ser cidade turística, também atrai as pessoas que vêm de fora. Já tenho uma clientela fiel aos domingos”, afirma Dina.

Já Victor Deprá, dono de um estúdio fotográfico, trabalha aos domingos sob demanda. Mas afirma que em metade dos domingos do ano o estúdio é usado para a realização de serviços fotográficos, cursos de fotografia ou outros trabalhos. “Hoje em dia praticamente 50% dos domingos nós abrimos. Existe uma necessidade de prestar esse serviço, pois na fotografia dependemos de outras pessoas estarem juntas no mesmo horário. E muitas vezes isso acontece aos domingos somente”, explicou Deprá.

Sacolas plásticas sendo usadas em caixa de supermercado de VitóriaA Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) afirma que é do total interesse da entidade que o comércio e os serviços movimentem cada vez mais a economia capixaba com demanda para abertura aos fins de semana. Segundo a entidade, isso gera mais empregos, renda e comodidade para os consumidores.

Entretanto, o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que a realidade capixaba ainda difere da de outras grandes metrópoles do Brasil. “Estamos a cada dia mais avançado, porém ainda não se compara à movimentação financeira e de pessoas daqui com a que ocorre em outros estados. Um grande passo para isso é manter abertas as portas de estabelecimentos essenciais, como é o caso dos supermercados, pois dá mais comodidade e faz girar a roda de nossa economia. Medidas como esta acabam incentivando e criando uma cultura de abertura de outras lojas e estabelecimentos, como no setor de material de construção”, explica Sepulcri.

O presidente destaca ainda que é muito oneroso aos empresários, que pagam uma alta carga tributária e têm gastos elevados com empregados nos fins e semana, o que muitas vezes, acaba não sendo compensado no volume de vendas. “Mas estamos trabalhando para fomentar cada vez mais a cultura de funcionamento todos os dias da semana. Vale ressaltar também a necessidade de políticas de incentivo ao funcionamento aos domingos, como o reforço da segurança nas ruas e o suporte do transporte público”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas