A Yellow, empresa brasileira de soluções de mobilidade urbana individual, quer oferecer o serviço de compartilhamento de bicicletas no sistema dockless (sem estação para retirada e devolução) em Vila Velha. A empresa iniciaria a operação na região do centro de Vilyellow-capa (1)a Velha até a Praia de Itaparica com preço acessível – R$ 1 a cada 10 minutos. Mas todas as unidades distribuídas, foram recolhidas pela Prefeitura Municipal de Vila Velha, alegando que a empresa paulista não possui autorização para implementar isto no território do município.

As bikes, que estavam disponíveis inicialmente em 20 pontos privados parceiros, podem ser usadas de segunda a segunda, 24 horas por dia, e estacionadas depois em qualquer lugar dentro da área de atuação da Yellow na cidade, em locais onde o estacionamento de bicicletas é permitido (paraciclos e vagas comum de veículos, perpendicularmente ao sentido da via).

Assim como em São Paulo, as corridas podem ser pagas com cartão de crédito e dinheiro. Os créditos para uso das bicicletas poderão ser comprados em dinheiro em bancas de jornal e lojas, entre outros estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, como lanchonetes, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para o app do usuário, como já acontece com as recargas de celular.

A Yellow, primeira empresa de compartilhamento de bicicletas sem estações do Brasil, iniciou suas operações em São Paulo em 2 de agosto de 2018 e somou em dezembro um milhão de corridas, resultado superior ao de outras cidades no mundo. Enquanto amplia e consolida sua operação no Brasil, a Yellow também inicia sua atuação em outros países  da América Latina.

De acordo com as informações da prefeitura, esse é um serviço de uso intensivo do viário para fins comerciais e que necessita passar pelos devidos licenciamentos. A empresa não solicitou tais autorizações municipais. Por conta disto, houve o imediato recolhimento de todas as bicicletas dispostas, sob pena de multa e apreensão dos equipamentos irregulares.

5 passos para usar a bike  

  1. Baixe o aplicativo da Yellow disponível para Android e IOS.
  2. No mapa do app, encontre uma bicicleta Yellow na cidade.
  3. Coloque créditos de R$ 10, 20 ou 40 reais no dinheiro ou no cartão de crédito.
  4. Com o aplicativo, leia o código de barras QR na parte de trás da bike Yellow: o cadeado inteligente abrirá automaticamente.
  5. Ao terminar seu percurso pela ciclofaixa, ciclovia ou pelas ruas da cidade, estacione em qualquer lugar onde seja permitido o estacionamento de veículos e não atrapalhe o fluxo, e tranque o cadeado manualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *