Dólar Em baixa
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,243

Empoderamento feminino marca primeiro dia de desfiles do Vitória Moda

As ruas e empoderamento feminino estiveram muito presentes na passarela do primeiro dia de desfiles do Vitória Moda 2018, que ocorreu nesta quinta-feira (02). Marcas como a Epzodium e a Duplicatta, combinaram o streetstyle com a força da mulher para criar suas coleções e apresentaram peças exuberantes e modernas.

Já as grifes como Exatta e Adriana Candido resgataram a arte e o passado e trouxeram, em suas novas coleções, referências revisitadas da moda das décadas passadas. A Exatta preferiu fazer uma ode à natureza, apresentando uma coleção leve. E as marcas como Praia e Duas Delas, em colaboração, fizeram uma viagem ao futuro.

Confira a cobertura completa do primeiro dia de desfiles do Vitória Moda 2018!


Praia e Duas Delas

O Universo tomou conta da passarela do desfile colaborativo das marcas Praia e Duas Delas, criando uma espécie de “Praia Espacial”. O show, que aconteceu nesta quinta-feira (2) no Vitória Moda, teve como tema “Salty Space”.

Segundo a stylist e organizadora do desfile, Maria Eduarda Gonçalves, a ideia foi reunir referências futurísticas com um lifestyle praiano, com materiais inusitados e hologramas. “Uma praia de outro mundo”, afirma Maria.

As palavras de ordem do show foram plástico e transparência. A tendência do PVC, que foi destaque nas passarelas da Chanel no fim do ano passado, chegou em Vitória trazendo calças, casacos e blusas. Os acessórios, como bolsas e chapéus, foram elaborados com onuso de sisal e palha.

Já as cores que predominaram foram sobretudo o cinza, rosa e roxo. E as estampas traziam a técnica holográfica misturada com o tema praia, com conchas, por exemplo.


Epzodium

A máxima que o jeans nunca sai de moda é o que move a Epzodium, marca especializada no tecido. Apresentando a coleção Urban, a proposta do desfile, segundo a estilista Ludmila Capiche, foi uma pegada bem streetstyle. “Quem dita a moda é a rua”, afirmou. “Antes as maisons ditavam as tendências, então era aquilo e ponto final. Mas isso mudou, agora temos as ruas e as mídias sociais”.

Na passarela, o jeans desgastado foi destaque. Sobretudo na forma de macacões. Porém a tendência que merece ser evidenciada foram os grafites.  Feitos pelo artista capixaba Rodolpho Valdetaro, os grafites estiveram presentes em praticamente todas as peças da coleção. Inspirado na ousadia da juventude, as obras estampavam coletes, blusas, calças e camisetas.

As cores que estiveram presentes na coleção, além do azul jeans, foram as quentes: vermelho, laranja e amarelo. Nos pés, botas brancas que imitavam couro animal.

Uma tendência apresentada pela marca, já conhecida, foram as pochetes e bolsinhas tiracolo, apresentadas em principalmente nas cores laranja e vermelho.


Duplicatta

O fashion show apresentado pela Duplicatta, estreante no Vitória Moda, pode ser resumido com a expressão ‘uma ode ao empoderamento feminino’. Assinando a coleção “Elas por Elas”, as gêmeas Brunela e Gabriela Dias se inspiraram na história dos direitos conquistados pelas mulheres para criar as peças, com uma pegada feminista.

Com as modelos desfilando e encenando estarem vendadas, amordaçadas ou com as mãos amarradas, a marca apresentou muitas peças em couro e vinil, como botas de salto vinilizadas. Outra tendência, vista também em outros desfiles, foi o plástico transparente, que compôs alguns looks.

Se engana quem achou que não iria encontrar brilho. Peças em lantejoula, douradas e prateadas, deram um destaque especial à coleção, que também contou com trabalhos em couro, camurça e tecido quadriculado preto e branco.

No fim do desfile, a libertação. As estilistas, foram até a passarela e tiraram as amarras das meninas, e assim sucessivamente, formando uma corrente de liberdade. E, no encerramento, fizeram uma grande comemoração em favor da representatividade feminina.


Senai Cetiqt

Os jovens talentos do Senai Cetiqt – instituição carioca referência em moda e setor têxtil – também apresentaram suas peças no Vitória Moda. Foram desfiladas coleções criadas por 12 duplas de alunos e ex-alunos, dos estados da Paraíba, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Ceara.

Os desfiles desse projeto são conhecidos por mostrarem uma moda mais conceitual, que foge do destino final voltado para o consumo. Todas as peças são exclusivas e criadas tanto com materiais tradicionais da moda como com matérias inusitados.

As criações também são carregadas de regionalismos e influências temporais. No desfile da dupla Dinedso Fonseca e Vanessa Ferreira, do RN, por exemplo, foram usados os tradicionais bordados de renascença. Já a dupla Agda Manenti e Letícias Alves, de SC, apresentou uma pegada anos 20, com vestidos um pouco abaixo do joelho, leve transparência e carregados de miçangas, joias e pedrarias.


Exatta

“A natureza em sua riqueza de texturas, cores e sensações”. Essas foram as inspirações de Mirelle Merlo para criar a nova coleção da Exatta. Segundo a estilista, a intenção foi desenvolver peças leves, com cortes clássicos e tecidos tradicionais. O linho, a viscose e o tricô estiveram presentes em quase toda a coleção, em vestidos acinturados e macacão pantacourt, por exemplo.

O ponto alto do desfile foram as estampas, em sua maioria florais ou folhagens, combinadas com padrões geométricos. Já quanto as cores, o branco com o verde musgo predominou em quase toda a coleção.

Transmitindo uma ideia de ‘praia chic’, os acessórios também mostraram elegância e sofisticação. As bolsas, feitas de corda e sisal, eram casadas com lenços de estampas da coleção.


Villa Fiore

Logo quando a modelo entrou com o primeiro look na passarela, os olhares foram diretamente para a estampa, criada exclusivamente para o desfile. Um relógio combinado com padrões de ladrilho hidráulico chamou a atenção e também apareceu em outras peças. Essa foi a ideia central de Natália Aliani, ao criar a coleção Memórias.

De acordo com a estilista, “vivemos na correira e no piloto automático” e acabamos perdendo muito do que está a nossa volta. Por isso, Aliani resgatou olhares de admiração às memórias e às melhores recordações.

A coleção apresentada teve ar vintage, com roupas leves, e mostrou looks atemporais e cheios de referência de décadas anteriores. Os destaques vão para as calças pantalona, vestidos de corte reto e a tradicional combinação quadriculado com poá. Uma das principais peças da coleção foi o vestido azul com poás brancos, trazendo um ar de matriarcado poderoso.


Adriana Candido

Adriana Candido, estilista de marca homônima, resgatou o trabalho da artista capixaba Lara Felipe para criar toda sua coleção. Desde o corte das peças, modelagem e paleta de cores.

Apresentando o contraste do nude com cores quentes ou frias como o azul escuro e o vermelho, Adriana afirmou que todos os pontos da coleção Geometria foram pensados em torno de Lara Felipe. As roupas com cortes mais clássicos, por exemplo, seguem o padrão geométrico da artista. Vale ressaltar que todas as peças transmitiram elegância, além de conforto e leveza.

Por Pedro Cunha ([email protected])

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas