Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,204

Em nova lista do Enem 2015, Ifes fica na quinta colocação nacional

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (31) a lista das notas médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 obtidas por 961 escolas que ficaram de fora da primeira divulgação dos dados. Entre as escolas particulares e públicas do Espírito Santo, o campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obteve a quinta melhor média por escola no Enem do ano passado, com 653,98 pontos nas objetivas e na redação.

Ocupada por estudantes que protestam contra a PEC 241, a unidade de Vitória poderá ficar fora do exame, que acontece neste sábado (5) e domingo (6) em todo Brasil. O campi da capital capixaba está entre as 60 unidades ocupadas no Espírito Santo e os 40 institutos federais de educação tecnológica em todo Brasil.

Enem 2015

Cinco instituições que foram incluídas na divulgação na tarde desta segunda entram no top 200. Nesse caso, todas são públicas: a unidade Campus I BH do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), na 119ª posição; o campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na 124ª posição; a Unidade Timoteo do Cefet-MG, na 149ª posição, o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na 151ª colocação e a Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etec São Paulo), na 155ª posição.

No começo do mês, o Inep admitiu que cometeu um “equívoco” ao excluir 96% dos institutos e centros federais da divulgação dos dados do Enem 2015 por escola. Antes de admitir o erro, o Inep havia justificado a exclusão como decorrente de uma mudança metodológica no Censo da Educação Básica que, a partir de 2015, deixou de considerar o ensino médio integrado ao ensino técnico como “ensino médio regular”.

Um dos resultados da exclusão dos institutos federais foi o aumento da concentração de escolas privadas entre as médias mais altas do país. No Enem 2014, 34 institutos e centros federais estavam entre as mil escolas com médias mais altas do país. No Enem 2015, esse número caiu para três.

De acordo com a portaria Inep n.º 507/2016, para terem seus resultados divulgados, as escolas precisam possuir, concomitantemente, pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e uma taxa de participação igual ou superior a 50%.

Ocupações fora do Exame

Em todo o Espírito Santo há cerca de 60 unidades de educação pública – municipais, estaduais e federais – ocupadas. Nesta segunda foram, além do Ifes de Vitória, no município de Serra o Colégio Mestre Álvaro, em Eldorado, e Escola Belmiro Teixeira Pimenta, em Eurico Salles, Maria Olinda em Cidade Continental e EEEFM Maria Olinda de Oliveira Menezes; e em Cariacica a Escola Rosa Maria Reis e José Vitor Filho.

Na tarde desta segunda-feira (31), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) reafirmou, em nota à imprensa, que locais de prova ocupados terão o Enem cancelado. O órgão diz que pretende divulgar, na tarde desta terça (1º), uma lista de locais de provas que “em que não serão aplicadas as provas em função das ocupações”. Segundo o Inep, o consórcio contratado para aplicar o Enem está consolidando uma lista final de locais com acesso restringido por estudantes em protesto.

As duas principais reivindicação dos estudantes são a retirada da medida provisória que reforma o ensino médio e da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que prevê um teto para os gastos públicos e foi aprovada na semana passada na Câmara dos Deputados. A proposta agora será analisada no Senado Federal.

No total, o Enem prevê a realização de provas em 16.476 locais de 1.727 municípios. No dia 19 de outubro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que escolas ocupadas poderiam comprometer a realização do Enem para cerca de 95 mil alunos participantes. Na ocasião, Mendonça disse que, se essas escolas não fossem desocupadas, os alunos afetados farão a prova em outra data.

Uma possibilidade considerada é que ela ocorra nos dias 6 e 7 de dezembro, quando será aplicado o Enem para os candidatos privados de liberdade. No entanto, procurado na manhã desta segunda (31), o MEC não confirmou se os alunos inscritos nas escolas ocupadas fariam as provas nestes dias.

Veja abaixo a lista de locais afetados por ocupações estudantis:
Vitória
EEEFM Almirante Barroso
Colégio Estadual do Espírito Santo
EEEM Arnulpho Mattos
EEEM Irmã Maria Horta
Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto
EEEFM Maria Ortiz
EEEMF Aflordizio Carvalho da Silva
EEEM Professor Fernando Duarte Rabelo
Escola Renato José da Costa Pacheco
Ifes de Vitória
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Vila Velha
EEEM Professor Agenor Roris
EEEF Francelina Carneiro Setúbal
EEEFM Florentino Avidos
EEMF Ormanda Gonçalves (desocupada)
EEEFM Assisolina Assis Andrade
Escola Silvio Rocio
Escola Vasco Coutinho
Serra
EEEFM Clovis Borges Miguel
EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão
EEEMF Dom João Batista da Motta Albuquerque
EEEFM Rômulo Castello
EEEFM Marinete de Souza Lira
EEEMF Francisca Peixoto Miguel
Escola de 1º e 2º Graus Hilda Miranda Nascimento
Escola Pública Sizenando Pechincha
Escola Estadual Zumbi dos Palmares
EEEFM Professor João Loyola
Hilda Miranda Nascimento – Porto Canoa – Serra
Escola Nova Carapina
Escola Clotilde Rato
Cariacica
EEEFM Alzira Ramos
EEEFM Theodomiro Ribeiro Coelho
Professor José Leão Nunes
José Vitor Filho
Coronel Olimpio Cunha
Ary Parreiras
Professor José Leão Nunes
Saturnino Rangel Mauro
EEEFM Theodomiro Ribeiro Coelho
Escola João Crisóstomo Beleza (Porto de Santana)
Escola Rosa Maria Reis
Escola São João Batista
Escola Jesus Cristo Rei (São Francisco)
Viana
EEEM Irmã Dulce Lopes Ponte
EEEFM Ana Lopes Balestrero
EEEFM Joaquim Barbosa
EEEFM Hunney Everest Piovezan
Escola Ewerton Guimarães Arlindo Villaschi
Escola Maria de Novaes Pinheiro
Escola Nelson Vieira Pimentel
Cachoeiro do Itapemirim
Ifes de Cachoeiro
São Mateus
Ifes de São Mateus
Piúma
EEEFM Filomena Quitiba
Colatina
EEEFM Conde de Linhares de Colatina
Escola Doutor José Moyses
Linhares
Escola Doutor José Moyses

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas