Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Eleição na OAB-ES termina com vitória de Rizk e 30% de abstenções

rizkO advogado trabalhista, José Carlos Rizk Filho é o novo presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES). Ele encabeçava a chapa 2, que no último pleito ficou na segunda colocação, perdendo para o atual presidente, Homero Mafra.

A eleição aconteceu durante toda a quarta-feira (28) e finalizou as 17h, com 30% de abstenções de votos, segundo informou a assessoria de imprensa do órgão.

 Rizk encabeçou a chapa “Renova OAB” e alcançou 6.502 votos, o que representa 52,99% dos votos. O candidato Ricardo Brum, da Chapa 1, “Inova e Avança”, obteve 4.573 votos, o que representa 37.27% do total dos votos.

A candidata Elisângela Leite Melo, que encabeçou a chapa 3 “Ordem Democrática”conquistou 900 votos, o que representa 7,33% dos votos. Votos brancos somam 153 (1,25%) e nulos, 142(1,16%).

Em todo o Estado, era esperado que cerca de 17 mil advogados capixabas fossem as urnas para escolher os membros do Conselho Seccional e das 17 Subseções, 7 mil destes apenas na capital, Vitória. O voto é obrigatório. Quem não compareceu tem até o dia 28 de dezembro para justificar sua falta, pode ser penalizado com multa equivalente a 20% da anuidade paga pelo advogado, em torno de R$ 160.

O atual presidente da casa, Homero Mafra afirmou que as portas estão abertas para receber seu sucessor. “A advocacia escolheu, e a vontade da advocacia tem de ser respeitada. A partir de amanhã não há mais chapa 1, chapa 2 ou chapa 3. A partir de amanhã só existe a advocacia, e eu exercerei o meu mandato até 31 de dezembro. Quem ganhar terá as portes da Ordem abertas a partir de amanhã para verificar o que quiser”.

O processo

DSC_0247Durante todo o dia, os candidatos apostaram na boca de urna para ganhar a confiança do eleitor, distribuindo adesivos, panfletos e bottons. Segundo a comissão eleitoral, a prática é permitida, desde que seja ao lado de fora do prédio. De acordo com o presidente da comissão eleitoral, Luis Meneguelli, os dados das chapas são inseridos nas urnas pelo Tribunal Regional Eleitoral, que lacra todo o material e dá o treinamento para fiscais e mesários.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas